Nesta segunda-feira (7), o piloto britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, foi homenageado e recebeu o título de cidadão honorário do Brasil, na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional. A cerimônia aconteceu a poucos dias do GP de São Paulo, a penúltima etapa da temporada 2022.
Já no início da discurso de Arthur Lira, ouviu-se um efusivo coro de “octacampeão” para o piloto. Lira destacou a carreira do Lewis Hamilton, fazendo comparações entre as atuações de Ayrton Senna pilotando no Brasil e o GO de São Paulo de 2021, onde o piloto britânico brilhou com a Mercedes em suas mãos e vencendo a prova. Já André Figueiredo (PDT-CE), mencionou o controverso GP de Abu Dhabi de 2021, além de ressaltar todo o engajamento de Hamilton com pautas antirracistas e de preservação ambiental.
O discurso de Lewis Hamilton
🇧🇷 LEWIS É BRASILEIRO! pic.twitter.com/6uItOZT4cM
— Pretas e Pretos no Poder (@pretusnopoder) November 7, 2022
Em seu discurso, Lewis Hamilton salientou todo o carinho que recebeu da torcida brasileira após a última prova no Circuito de Interlagos do ano passado. Ele não deixou de mencionar Senna e o Brasil, além de destacar os desafios dos negros no esporte e deixar claro que se manterá comprometido com a causa.
“Muito obrigado pela recepção maravilhosa. Estou maravilhado com o amor e carinho que vocês me mostraram ao longos dos últimos anos. Não sabia o que esperar hoje, mas ver todos vocês aqui me deu uma energia grande demais. Agradeço a todos, do fundo do meu coração”.
“É uma grande honra aceitar e receber essa honraria. Agora, finalmente, posso dizer que eu sou um de vocês. Amo o Brasil, sempre amei. Tenho muitas memórias incríveis mesmo de antes de vir pela primeira vez. Mas sabendo de tudo que vivi aqui desde a primeira vez em 2007, e especialmente o que aconteceu no ano passado foi incrível. Quero dedicar essa honra a Ayrton Senna, a família dele, amigos e fãs”, declarou Lewis Hamilton.
“Quando assisti Ayrton pela primeira vez, tinha cinco anos e sabia que queria ser um campeão como ele. Aí, passei a saber sobre o Brasil e jogar FIFA com a seleção do Brasil. Quero muito passar mais tempo aqui, conhecer mais lugares, como a floresta amazônica e lugares lindos. Como um homem preto no Brasil, temos tanta coisa ainda a melhorar em nosso esporte. Estou comprometido a mudar muita coisa e, quando estou no Brasil, vejo tanta gente, de tantas vertentes, lutando pelo que creio.”
“Quando eu era mais novo, e dizia que queria ser um piloto como Ayrton, muita gente me dizia que era impossível. Espero que hoje seja mais uma demonstração de que se você trabalhar e acreditar no seu sonho, nada é impossível. Quero que seja um recado à juventude: sempre acreditem. Agora, me considero um de vocês. Obrigado, Brasil, eu amo vocês”, completou Hamilton.
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Leia também – Novo Volkswagen Polo 2023: Conheça as versões, preços e equipamentos