10 nomes de meninas com significados fortes Brasil

10 nomes de meninas com significados fortes
10 nomes de meninas com significados fortes

Os 10 nomes de meninas com significados fortes são o tema central desta matéria. O objetivo é trazer os traços mais marcantes de cada um desses dez nomes que veremos a seguir.

O 1° dos 10 nomes de meninas com significados fortes Brasil : Ariel

O nome possui diversos significados. Na Bíblia, Ariel é sinônimo de coragem. No hebraico, vem de Ari-El e significa “leão de Deus”, refletindo a simbologia de poder e sabedoria do animal. Já na Cabala, designa o espírito da água. 

Ariel também é o nome de personagens fictícios importantes, como de “A Tempestade”, de William Shakespeare, além do filme clássico “A Pequena Sereia”. No Brasil, é considerado um nome moderno e vem se tornando cada vez mais popular. 

O 2° dos 10 nomes de meninas com significados fortes Brasil : Clarice

Da mesma raiz de Clara, significa “ilustre” e “brilhante”, em latim. Era um nome comum na década de 60 no Brasil, mas vem ganhando popularidade novamente nos últimos anos.  

Uma grande personalidade com este nome é Clarice Lispector (1920-1977), autora do célebre “A Hora da Estrela”, considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Algumas variações são Clarissa e Clarisse. 

O 3° dos 10 nomes de meninas com significados fortes Brasil : Fernanda

Do germânico Fredenandus, quer dizer inteligente, ousada e corajosa. O nome é muito utilizado na Espanha. Aqui no Brasil, ele também faz sucesso, com mais de 500 mil mulheres registradas assim. 

Algumas representantes são: as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, a apresentadora Fernanda Lima e a modelo Fernanda Tavares. 

Horóscopo das Crianças
Horóscopo Materno
Veja também

O 4° dos 10 nomes de meninas com significados fortes Brasil : Laura

Do latim laurus, significa loureiro ou “coroa de louros”, enfeite utilizado em premiações. Na Grécia Antiga, o loureiro simbolizava a vitória e a imortalidade. Para os antigos romanos, também designava a glória. 

Por isso, o nome pode ser interpretado como “vitoriosa” ou “gloriosa”. Laura passou a se popularizar entre os brasileiros a partir de 1990 e há mais de 200 mil mulheres registradas com este nome, principalmente na região Sudeste. Em 2021, esteve entre os nomes mais populares do Brasil. 

O 5° dos 10 nomes de meninas com significados fortes Brasil : Luísa

Do germânico, significa “guerreira famosa, célebre” ou “gloriosa nas batalhas”, formado por “hlod”, glória, e “wig”, guerreira. Alguns autores associam ao germânico Allwisa, isto é, “sábio eminente” ou “muito prudente”.  

Sem dúvidas, é um nome que reflete coragem e importância. É muito comum no Brasil, com mais de 200 mil mulheres chamadas assim, especialmente no Sudeste. As variações são: Luiza e Louise. 

O 6° dos 10 nomes de meninas com significados fortes Brasil : Matilda

Traduzido como “guerreira forte”, do germânico antigo, formado por “maht”, que quer dizer força, e “hild”, que significa combate ou batalha.  

Matilda foi o nome de diversas rainhas e personalidades da realeza europeia. Apesar de ter sido bastante utilizado na década de 40 no Brasil, o número de registros sofreu uma queda brusca após 1960. Uma variação do nome é Matilde. 

O 7° dos 10 nomes de meninas com significados fortes Brasil : Nicole

Designa “a que vence com o povo” ou “a que conduz o povo à vitória”. Nicole surgiu a partir da variante feminina de Nicolau, originado do grego “Nikólaos”. Seu significado resulta da junção dos elementos “níke”, vitória, e “laos”, povo. 

Alguns autores também estabelecem uma relação entre o nome e a deusa grega da vitória, Nike (ou Nice). É bem comum em todo o Brasil atualmente, mas apenas começou a se popularizar a partir de 1990, com uma grande quantidade de registros no Sudeste. Mais de 100 mil mulheres têm este nome no país.

10 nomes de meninas com significados fortes
10 nomes de meninas com significados fortes

O 8° dos 10 nomes de meninas com significados fortes Brasil : Raíssa

Há várias origens. No árabe, é o feminino do nome Rais, que significa “líder”. Mas também existe uma versão russa, que vem do grego “rhaion”, interpretado como “livre”.  

Uma personalidade atual com uma variação deste nome é a skatista Rayssa Leal, conhecida como Fadinha, a mais jovem medalhista olímpica da história do Brasil. É um nome muito popularizado, com mais de 100 mil mulheres registradas no Brasil. As variações são Raisa e Rayssa. 

O 9° dos 10 nomes de meninas com significados fortes Brasil : Sofia

Vem do grego “sophia” e quer dizer “sabedoria, sapiência”. O nome pode ser encontrado em grandes quantidades em países como México, Grécia, Espanha e Brasil.

Por aqui, o nome passou a ser mais utilizado a partir dos anos 90. Uma variação gráfica é Sophia, que se tornou um dos nomes femininos mais populares de 2021.

O 10° dos 10 nomes de meninas com significados fortes Brasil : Vitória

Vem de “Victorius”, nome de uma família da Roma Antiga, cuja origem é “victor” e significa vitorioso. Assim, carrega o sentido de triunfo, sucesso e êxito. Na mitologia romana, é o nome da deusa da vitória, que era muito venerada.  

Também é o nome de várias rainhas ao longo da história. É muito utilizado no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, com mais de 300 mil registros no país. Uma variação do nome é Victória. 

Fonte: Crescer/Globo

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.