Conheça as vantagens do Pix parcelado

Entenda o funcionamento do recurso que, é na verdade, um tipo de oferta de crédito. Embora não seja uma modalidade oficial do Banco Central, bancos e fintechs começaram a oferecer o serviço.

Ao aceitar o Pix parcelado em um banco, o cliente na verdade está pedindo a ele um adiantamento do valor da transação para que ele possa realizar o pagamento a uma empresa ou pessoa física. Ou seja, o recebedor do Pix obtém tudo na hora, mas o valor terá que ser reembolsado pelo cliente em parcelas com juros.

As instituições que já estão fazendo parte do Pix parcelado são o Banco Santander e as fintechs Mercado Pago, Digio e Picpay. E as taxas perante as transações variam entre 2% a 3,99%. Os valores podem ser divididos em até 24 vezes no Santander. A dívida é criada a partir do saldo do cartão de crédito nas contas digitais do Mercado Pago, Digio e Picpay. Outras empresas que estão oferecendo a modalidade são o Boletoflex e Superdigital.

Cuidado com as dívidas que podem surgir com o Pix parcelado

Mesmo com as taxas de juros relativamente baixas, o problema de optar por esse tipo de solução é a grande possibilidade do cliente contrair dívidas. Não muito diferente dos empréstimos com juros, pagamento parcial de fatura do cartão de crédito ou cheques pré-datados. O Pix parcelado detém um grande potencial para criar um rombo no orçamento.

Para evitar esse tipo de transtornos, utilize a velha dica: cuide para que não consuma em crédito valores acima do que você ganha regularmente. Anote os gasto a prazo e a vista e some os mesmo periodicamente para ter noção do geral a se pagar. Evite compras supérfluas quando o orçamento estiver abaixo do estimado.

Conheça as vantagens do Pix parcelado
Conheça as vantagens do Pix parcelado

Banco Central com sua própria modalidade de Pix parcelado

Com o nome de Pix Garantido, o Banco Central já anunciou sua própria modalidade, porém, sem data para o lançamento. A modalidade permitirá o funcionamento dos valores para datas futuras em seu sistema de pagamentos em uma ou mais parcelas. O recebedor ganhará o valor de uma vez só, assim como os bancos e financeiras já fazem hoje em dia.

É esperado que o Pix Garantido ajude a manter o ritmo de doações para campanhas de solidariedade após desastres naturais, segundo o jornal Valor Econômico. Assim, um doador pode programar um valor maior para um Pix direcionado a uma campanha, mas pagá-lo a prazo com o tempo. Ainda não está claro se a modalidade terá juros.

Conheça o Pix Parcelado Santander clique aqui

Motivos que podem Negar seu empréstimo no Caixa Tem clique aqui

Os comentários estão encerrado.