Uma Ação Cívil Pública do Ministério Público de Minas Gerais em conjunto com o Ministério Público Federal MPF contra a Jeep chega ao valor de R$ 50 milhões. O motivo da ação movida contra a Jeep e a Fiat, que fazem parte do Grupo Stallantis, são 22 problemas encontrados em versões do Compass fabricadas a partir de 2018. A exigência é que todos os problemas sejam resolvidos ou os todas as unidades sejam recompradas. A ação do MPF contra a Jeep também pretende responsabilizar a Secretaria Nacional de Trânsito (senatran) e a União por terem feito a aprovação do projeto do Jeep Compass.
Além dos problemas crônicos do projeto, a Jeep também é acusada de fazer dois recalls equivocados que “podem ter alterado as configurações dos veículos de modo significativo e modificado as condições de dirigibilidade dos veículos, cujas consequências podem ser a causa do aumento de emissão de poluentes e/ou do consumo de combustível”.
A motivação do processo foram as inúmeras reclamações dos consumidores. “A fabricante tomou conhecimento do defeito nos motores dos veículos ainda em 2018, por meio de reclamações dos consumidores. Todavia, a empresa não se pronunciou sobre o assunto nem promoveu uma chamada de recall dos veículos nos meios de comunicação”.
Lista de defeitos que motivou a ação do MPF contra a Jeep
1) Aumento do curso de pedal de freio e gases no sistema de frenagem;
2) Ruído excessivo nos freios, amortecedores e motor;
3) Perda de estabilidade durante paradas bruscas;
4) Consumo excessivo de combustível;
5) Falhas recorrentes na parte elétrica;
6) Barulho e ineficiência do ar-condicionado;
7) Pane elétrica total;
8) Falhas recorrentes no sistema Star-stop;
9) Falhas na central de multimídia;
10) Falhas e barulhos na caixa de câmbio;
11) Falha no sistema Arla32;
12) Defeito nas bombas de óleo, com baixa pressão;
13) Barulhos na turbina do turbo;
14) Desalinhamento de peças no interior dos veículos, como plásticos e portas;
15) Problema nos freios, a ponto de falharem completamente; 16) Falhas nos sensores (dianteiros, traseiros e laterais);
17) Defeito na injeção eletrônica e no motor dos veículos;
18) Defeitos na coluna de direção;
19) Falhas que permitem a presença de óleo no radiador, o que ocasiona problemas na transmissão
20) Problemas no alternador;
21) Problemas no trocador de calor de transmissão;
22) Aumento da emissão de óxido de nitrogênio (Nox), em desconformidade com as disposições da Resolução CONAMA n.º 315/2002
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