O que é marruá? Entenda expressão que ficou famosa na novela Pantanal

Fique por dentro:

A palavra “marruá” é utilizada de maneira recorrente na novela Pantanal, que estreou nesta segunda-feira (28/3). 

Associada aos bois e, posteriormente, adotada como sobrenome de uma das famílias principais da narrativa, a expressão faz parte do vocabulário peão da região Centro-Oeste brasileira. Mas o que significa marruá ou boi marruá?

Diferentemente do que muitos pensaram assistindo à novela, marruá não é uma espécie de bovino, mas, sim, um adjetivo que traduz um temperamento violento e selvagem por parte de bois.

Essa gíria é conhecida entre os trabalhadores do Pantanal e reflete a natureza não-domesticada desses animais.

No primeiro capítulo da novela, vemos a chegada de Joventino (Iradhir Santos) e seu filho José Leôncio (Renato Góes) à região do Pantanal e o início de seus trabalhos na criação de gado.

Nesse momento, para conquistar os seus objetivos, os personagens precisam lidar com um boi marruá, que impede a domesticação da boiada. Segundo Joventino, esses animais só são conquistados com "magia" e respeito.

O casal Maria (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz), por sua vez, só vão aderir ao uso do sobrenome nos próximos capítulos. 

A mulher é a responsável por esse feito. Como na teledramaturgia original de 1990, o luto e a coragem vão fazer a personagem de Juliana Paes abraçar a sua natureza indomável e forte.

Perguntas & Respostas Sobre o saque de  R$ 1.000,00 do FGTS

Os tipos de mães  de acordo com os signos

Cartão Nubank Ultravioleta Conheça todas as vantagens