VW Polo 2022 segue sendo referência de compacto, mesmo depois de 46 anos de mercado
O VW Polo 2022 está em sua 6ª geração e acaba de ganhar sua primeira atualização visual para o mercado europeu. O Polo ganhou mudanças na cabine, equipamentos inéditos e agora tem linhas inspiradas no Taos e do Golf. Para o mercado brasileiro, deve haver uma inédita versão Track.
Marco Pavone, brasileiro chefe de design de exteriores da Volkswagen na Alemanha, compara a primeira geração do Polo de 46 anos atrás com a última: “Embora o primeiro Polo tivesse dimensões completamente diferentes e o novo modelo seja o maior em sua história, as proporções são semelhantes: há projeções curtas de carroceria, uma distribuição cuidadosa na estrutura do teto em relação ao comprimento do carro e formas que afunilam na dianteira. E muito importante: a coluna C que desce abruptamente é consideravelmente mais dinâmica no novo Polo.”
Visualmente, o destaque é para os novos faróis em LED com luzes diurnas que acompanham o friso inferior da grade. Além disso, o para-choque foi redesenhado e ganhou novos nichos para os faróis de neblina e o novo logotipo da Volkswagen. Na traseira, o para-choque também também foi atualizado, tem falsas saídas de escapamento e novos elementos refletivos nas extremidades. As novas lanternas se prolongam sobre a tampa do porta-malas, lembrando o Tiguan e o novo Golf. O logotipo com o nome do carro foi deslocado e agora está centralizado na tampa traseira. O visual externo do VW Polo 2022 é completado com as rodas de 15” ou 16” com novo desenho. Como opcional, o Polo pode receber faróis com a tecnologia IQ.Light Led Matrix, que evitam o ofuscamento para os motoristas no sentido contrário.
Internamente, o VW Polo 2022 europeu compartilha volante e alavanca de câmbio com o irmão maior T-Cross e os comandos do ar-condicionado dual-zone são táteis. Dependendo da versão, o painel de instrumentos digital pode ser de 8” ou 10,1”. A central multimídia é de 8” e está atualizada com MIB III, a mais moderna do VW. Como itens de segurança, o Polo 2022 entrega assistente de manutenção de faixa e airbag central-dianteiro de série desde a versão básica.
Mecanicamente, o VW Polo 2022 europeu mantem as opções de motor 1.0 aspirado de 80 cv e 1.0 TSI com 95 cv ou 110 cv, com câmbios manual de cinco marchas ou automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.
Veja também: Carro elétrico – O lado ruim que ninguém conta