O Toyota Aygo X 2022 é o novo city car lançado para o mercado europeu. Diferente do mercado brasileiro, onde Etios e Yaris são os modelos de entrada, na Europa a montadora oferece modelos menores. Em sua 5ª geração, o Aygo chega reposicionado com um conceito de carroceria bem diferente das gerações anteriores, pequeno porém mais alto e robusto, sendo montado sobre a plataforma GA-B, uma variação da TNGA.
Visualmente, se parece bastante com o protótipo Aygo Prologue, sendo nos faróis a maior diferença no modelo final, com a retirada da barra de iluminação que os conectava. As dimensões são 3.70m de comprimento, 1.74m de largura, 1.51m de altura, entre os eixos de 2.43m e porta malas de 231 litros que com o rebatimento dos bancos traseiros chega a 829 litros. As caixas de roda e as caixas de ar abaixo das portas tem apliques em plástico e a tampa do porta malas e o teto são pintados em preto. O modelo tem teto solar em lona.
Internamente, volante multifuncional de três raios, quadro de instrumentos com elementos digitais e analógicos, ar-condicionado digital, carregamento de celulares por indução e console central com tela touch screen de 9 polegadas, integrando os serviços Toyota Smart Connect e o aplicativo móvel MyT. Com sensor de câmera monocular e radar de ondas milimétricas, o Aygo X 2022 tem sistema de pré-colisão melhorado, detectando outros veículos em velocidades maiores, pedestres tanto de dia quanto a note e ciclistas de dia.
A mecânica o Aygo X 2022 tem o motor 1KR-FE 1.0 de 3 cilindros com 72vc de potência a 6000rpm, com câmbio automático manual de 5 velocidades ou automático CVT. A versão Limited das fotos é exclusiva para o lançamento, com pintura Verde Selva com detalhes em Laranja Mandarina e rodas de 18 polegadas. Por enquanto, ainda não há preços definidos para a versão de lançamento.
Veja também: Nova Toyota Hilux GR Sport chega no segundo semestre de 2022