O novo Honda City chega em 2022 com sua tradicional versão sedan e agora com uma nova versão hatch que pode aposentar o Honda Fit.
O Honda City chega a sua 5º geração e traz mais conforto, tecnologia, equipamentos, um design mais bonito e inclusive mais parecido com o Civic. O City chega com duas missões claras: Desbancar o Fit e ser uma boa opção para pessoas que estão procurando um Civic em alguma de suas versões de entrada, já que ele sairá de linha temporariamente até a chegada do novo modelo e suas versões em 2022.
Quando visto de frente, percebe-se uma grande semelhança entre ele e o Civic, pois os faróis e a sua grade Frontal cromada são características claramente inspiradas no Civic. Agora maior em espaço, dimensões e com motor mais econômico, o Honda City é equipado com motor 1.5 aspirado.
A versão sedan cresceu tanto em comprimento quanto em largura, deixando uma sensação de estar maior que o modelo anterior. O City Hatch foi apresentado de uma forma que deixou claro que ele é mais espaçoso que o Fit. O City Hatch é mais comprido, largo e tem um entre-eixos maior que o Fit, porém, mais baixo e com porta-malas menor.
O City chega nas versões EX, EXL e Touring. Os faróis das 3 versões são praticamente os mesmos, apresentando Full LED na versão Touring e lâmpadas halogenas nas outras duas versões, na traseira, nada muda, pois as lanternas são iguais em todas as versões, assim como as rodas aro 16.
Todas as versões do City sedan contam com botão Star/Stop, um sistema de destravamento das portas por aproximação, central multimídia com 8 polegadas touchscreen e ar-condicionado digital. Na versão EXL, tem ainda os sensores de estacionamento traseiros, bancos de couro, painel de 7 polegadas e a Touring tem sensores de estacionamento dianteiros e conta com o espelho retrovisor fotcrômico. O City Hatch tem o mesmo padrão de opcionais em suas respectivas versões. O interior utiliza materiais que tem uma aparência de mais qualidade e apresentou os novos bancos com um sistema de estabilização corporal, que ajuda a reduzir um pouco a fadiga durante viagens mais longas.
O City chega equipado com o motor 1.5 16v DI DOHC I-VTEC. Construído todo em alumínio, o quatro cilindros é aspirado, traz injeção direta de combustível e utiliza dois comandos de válvula, um é utilizado para as 8 válvulas da admissão e um para as 8 válvulas do escape. O Sistema de injeção direta faz com que a queima da mistura ar/combustível seja otimizada e permite uma maior taxa de compressão. O 1.5 rende a potência máxima de 126 Cv, independentemente de estar usando Etanol ou gasolina, inclusive, é o City tem a maior potência do segmento, passando até mesmo dos concorrentes turbinados.
Com a constante aumento nos preços dos combustíveis, muitas pessoas estão procurando carros mais econômicos, e o City será uma boa opção. Segundo dados da PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem), a versão sedan tem o consumo de 9,2 Km/Litro (Etanol) e 13,1 Km/Litro (Gasolina) na cidade e 10,5/15,2 Km/Litro, respectivamente. A versão Hatch é ainda mais econômica, apresentando 9,1/13,3 na cidade e 10,5/14,8 na estrada. Com esses números registrados, ambas as versões tiveram a classificação A, dentro de suas respectivas categorias no PBE.
Versões do Novo Honda City 2022
Um ponto importante de ressaltar é que o City sedan será lançado em 3 versões em Janeiro de 2022, já a versão hatch, começará a ser vendida somente em Março. A versão EX é a mais barata do City, com preço divulgado de R$ 108.300,00, a versão EXL (intermediária) R$ 114.700,00 e a versão Touring é topo de Linha com preço divulgado de R$ 123.100,00. As 3 versões sedan entram para a pré-venda no dia 23 de Novembro de 2021.