Parte da população ainda fecha os olhos para o Covid-19, como vimos nos noticiários sobre as festas de final de ano e a lotação das praias. Com o provável crescimento de infecções, alguns cuidados são necessários para que você esteja seguro, pois o Covid-19 dentro do seu carro é uma realidade.

Devo usar máscara dentro do carro?

Como muitos motoristas usam seu veículo sem acompanhantes, em direção a suas tarefas, constantemente dispensam o uso do acessório de proteção.  Contudo, os especialistas alertam:

A pessoa deve usar a máscara mesmo sozinha no carro, pois se estiver em um período pré-sintomático do Covid-19, ela já está infectante. A máscara protege o ambiente de se contaminar com a partícula viral.

Letícia Kawano Dourado, doutora em pneumologia da USP
motorista usando mascara
De máscara ao volante

Fique atento a esses cuidados simples:

– Evite dar carona, afinal existem muitas pessoas assintomáticas que podem transmitir o Covid-19 sem ter nenhum sintoma aparente.

– Tenha atenção depois de pagar o abastecimento no posto de gasolina e na saída do mercado. Essas são atividades frequentes para todos, portanto potencialmente perigosas. Higienize suas mãos com álcool gel, assim como manopla de cambio e volante.

– Redobre essa atenção para o caso de seu veículo ter sido usado por manobrista

– Fique atento ao lixo do seu veículo, pois é importante jogar fora lenços com secreções de olhos, nariz e boca, além de higienizar suas mãos depois do procedimento.

– O ar condicionado é um assunto polêmico e gera dúvidas quanto a transmissão do Covid-19 dentro do seu carro. No entanto, a ABRAVA (Associação Brasileira de refrigeração, Ar condicionado, Ventilaçao e Aquecimento), faz 4 sugestões

1 – Verificação mensal do filtro de cabine

2 – Substituição do filtro de cabine a cada 3 meses

3 – Descontaminação/higienização a equipamento cada 3 meses

4 – Lavagem semanal do veículo para evitar acúmulo de pó e sujeira

trocando filtro de cabine
Filtro de cabine limpo é fundamental

Alcool ou Sabão Neutro?

A Hyundai alerta que apesar do álcool gel 70% ser fundamental no combate ao vírus, por outro lado ele também desgasta prematuramente as peças de acabamento do veículo. Sendo assim, outra opção é o uso de água e sabão neutro, que você pode deixar em um borrifador e usar para a higienização com um pano macio de microfibra.

o sabão atua destruindo a camada de gordura e lipídios que protege o vírus, fazendo ele perder totalmente o SEU poder de infecciosidade

Prof. Giliane Trindade, Dpto de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas do UFMG

Para dados atualizados com gráficos do mundo inteiro via Reuters, clique aqui

Por fim, um video Português sobre como surgiu o covid-19:

Publicidade

Deixe uma resposta