A Renault investe R$ 2 bilhões no Brasil para a plataforma modular CMF-B seja implementada na planta de São José dos Pinhais, no Paraná. O anúncio oficial do projeto foi feito esta semana e define outros movimentos importantes. Uma delas é a produção do motor 1.0 TCe de 3 cilindros e 12 válvulas turboflex
A outra é o desenvolvimento de uma novo SUV menor que o Duster e que vai bater de frente com Fiat Pulse e VW Nivus. Esse novo produto já é conhecido pelo código interno HJF e vai estrear junto com o motor 1.0 TCe no Brasil. Esse SUV inclusive já foi flagrado em testes camuflados em solo brasileiro, herdando boa parte do Dacia Sandero Stepway europeu. É a mesma estratégia usada pela Fiat com o Argo e o Pulse e pela VW com o Polo e o Nivus.
Renault investe R$ 2 bilhões – O que esperar?
A Renault investe R$ 2 bilhões na plataforma CMF-B para que seja possível a possa lançar novos produtos num futuro próximo, além de abrir caminho para a eletrificação, mas ainda sem detalhar quais seriam os novos produtos, mas especula-se que a lista certamente vai conter produtor importados a disposição do mercado brasileiro.
O SUV cupê médio Arkana em sua versão híbrida E-Tech é um dos produtos que usa a nova plataforma e chega por aqui no ano que vem. O Clio E-Tech já está sendo usado como mula para abrasileirar esse motor. O crossover elétrico Megane E-Tech usa uma variação dessa plataforma, chamada CMF-EV, dedicada apenas nos veículos com baterias, o que não nos dá a certeza de que virá para o Brasil. Outra novidade que tem gerado dúvida é o facelift do Duster, prevista para 2024. O SUV deve receber retoques na parte visual e adotar o novo motor 1.0 TCe nas versões topo de linha.