Ford encerra produção no Brasil

A Ford encerra produção no Brasil e a noticia cai como uma bomba no setor automotivo. Foram  mais de 100 anos produzindo em solo brasileiro até o anúncio feito nessa segunda feira 11 de janeiro. A montadora fecha suas 3 fabricas em operação, sendo que Camaçari (BA) e Taubaté (SP) param de operar imediatamente e a de Horizonte (CE) que é destinada a produção dos jipes Troller, fecha no último trimestre de 2021. São 6171 funcionários e a montadora fechou 2020 como a 5ª colocada no ranking global de vendas no pais.

Os modelos EcoSport, Ka e Troller saem de linha e a Ford passa a vender modelos importados principalmente da Argentina e Uruguai. Já estão confirmados os modelos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1

Reestruturação mundial

Desde 2018 a marca passa por uma reestruturação global, que já passou por essas fases:

1 – Nos EUA, a descontinuação dos sedans Fusion e Fiesta, para ter 90% da linha com modelos SUV, picapes e veículos comercias

2 – Demissões na Europe e Estados Unidos

3 – Fechamento das fábricas da Austrália

4 -Fechamento das fábricas da França

5 -Descontinuação da produção e venda de caminhões, no Brasil, além do fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo em 2019

Mesmo vendendo por aqui quase 120.000 veículos em 2020, isso representa uma queda de 39,2% sobre 2019, É a maior queda já registrada no segmento automotivo e o principal motivo de que a Ford encerra produção no Brasil

História do montadora no Brasil

Primeira fabrica Ford no Brasil
Primeira fabrica Ford no Brasil

1904 – Iniciam as vendas de carros, ainda importados

1919 – Inauguração da 1ª fábrica no centro de SP, com a produção do Modelo T.

1921 – Mudança de endereço e estruturação da primeira linha de montagem em série, operando até 1950

1953 – Inaugurada a fábrica do Ipiranga, produzindo 125 veículos por dia

1957 – Lançamento do primeiro projeto totalmente nacional, o caminhão F-600

1967 – A Ford compra a Willys e assume a fábrica de São Bernardo do Campo

1968 – Lançamento do Corcel, um divisor de águas no segmento dos sedãs

1974 – Inauguração da fábrica de Taubaté com investimento de US$ 400 milhões

1974 – Inauguração do campo de Provas de Tatuí

1987 – Criação da Holding AutoLatina em conjunto com o Volkswagen

1996 – Lançamento do Fiesta, outro grande sucesso de vendas nas décadas seguintes

2011 – Inauguração da fábrica de Camaçari, absorvendo a produção da maior parte dos veículos de passeio na marca

Os comentários estão encerrado.