A Stellantis usou a Fiat para colocar em prática uma nova identidade sonora para o mercado nacional, começando com Fiat Pulse e Toro. O novo conjunto pré-definido de sons internos dos veículos é usado nos recursos de segurança e, também, como ferramenta de marketing.
Hugo Domingues é o diretor de marketing da Fiat e explica a novidade. “Durante o processo de desenvolvimento, estudamos como as pessoas se relacionam com os sons. O som é uma informação funcional, ele exerce uma função comunicativa”, disse ele. “Por meio dos sons nos veículos queremos passar uma imagem mais jovial aos consumidores.”
As novidades na nova identidade sonora da Fiat
A nova identidade sonora da Fiat foi toda desenvolvida no brasil em parceria com a Soudthinkers, e foi amplamente testado pelos usuários da Fiat. Chama a atenção a gama de sons mais suaves, agradáveis e principalmente mais modernos, identificando os avisos de ação como ajustes da central multimídia, notificações da central, configurações do painel de instrumentos.
Já os alertas sobre dirigir com o freio de mão engatado ou sem o cinto de segurança, condução com a porta aberta, pular uma marcha, estacionar o veículo de ré, desligar o carro e abrir a porta sem tirar a chave da ignição trazem áudios mais fortes e repetitivos, justamente para chamar a atenção do condutor. “Pretendemos, com o tempo, estender a nova identidade sonora da Fiat visual da marca Fiat para os demais modelos”, contou Domingues.
Além da nova identidade sonora da Fiat, também há modificações na linha 2023 da Toro. Todas as versões do modelo chegam ao mercado com novo volante, com sensor atualizado do monitoramento de pressão dos pneus e calotas escurecidas na configuração Endurance da picape.
A montadora ainda ressuscitou o pacote opcional S Design nas versões Freedom Turbo Flex e Diesel. O kit envolve acabamento premium, como detalhes na cor bronze no interior escurecido e costura no mesmo tom nos bancos e acabamentos de couro.