Quanto custa consertar um carro elétrico?

Quanto custa consertar um carro elétrico
Fotos – Divulgação/Internet

A dúvida e insegurança sobre o quanto custa consertar um carro elétrico ainda assombra alguns candidatos prestes a entrar na era da zero emissão de poluentes. Teoricamente, essa manutenção obrigatoriamente deve ser mais barata, visto que os carros elétricos tem bem menos partes móveis em virtude da falta de motor a combustão, o que obviamente também diminui o uso de fluidos.

Mas um estudo da CCC Information Services nos Estados Unidos revelou algo bem diferente, apesar de alegar que como o mercado dos elétricos ainda é muito novo, alguns dados ainda podem ser distorcidos pela simples falta de popularização da tecnologia.

A maior discrepância de o quanto custa consertar um carro elétrico está no custo de reparo em caso de acidentes. A empresa cita um pequeno reparo na dianteira de um modelo elétrico com custo de US$ 4.041, aproximadamente R$ 21.833, o que é 27% mais caro que um modelo tradicional. Se a comparação for com um SUV de luxo, o exemplo de reparo da parte dianteira chega aos US$ 8.037, algo em torno de R$ 43.423, ou 53% a mais do que o mesmo reparo em modelos tradicionais a combustão.

Susanna Gotsch é analista de indústria da CCC e comenta: “A dificuldade [para tirar conclusões] é encontrar comparações corretas. A maior parte dos elétricos nas ruas dos Estados Unidos são Teslas, que não tem versões a combustão para ser comparadas”.

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Quanto custa consertar um carro elétrico? entenda a diferença

O estudo da CCC Information sobre o quanto custa consertar um carro elétrico pontua o que pode explicar as diferenças:

1 – Estrutura da oficina: Com um nicho novo e crescendo a cada ano, as oficinas ainda precisam investir em mais equipamentos e mão-de-obra especializados para esse tipo de manutenção, o que naturalmente encarece o serviço realizado.

2 – Quantidade de sensores eletrônicos: os carros elétricos usam e abusam de sensores eletrônicos para operarem com alguma ou total autonomia de direção. A maioria deles está posicionada na parte frontal do carro, exatamente onde os impactos normalmente ocorrem. Isso impacta diretamente no custo de reparo desse tipo de veículo.

3 – Baterias: Elas ainda são um problema, tanto para a indústria que precisa diminuir o peso do conjunto e ainda torná-las cada vez mais seguras em caso de colisão, quanto para a empresa que vai consertar o carro. Isso porque na maioria das vezes o conjunto deve ser totalmente retirado do carro para que ele seja pintado, o que aumenta o custo final do serviço.

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