O novo Audi Q8 e-tron passa a ser o maior SUV elétrico da linha, mas compartilhando o mesmo nome da versão à combustão. O Audi e-Tron é totalmente elétrica e foi apresentada ao mundo em 2018. Depois vieram o e-tron GT, Q4 e-tron e, em breve, o Q6 e-tron. A partir do nome dos irmãos que vieram depois, veio naturalmente a necessidade de reposicionar a nomenclatura do primeiro e-tron.
Sendo assim, eis o novo Audi Q8 e-tron, que estreia a nova linguagem de design para modelos elétricos da Audi, incorporando um novo logo, atualização visual na grade dianteira que incorpora uma faixa de LEDs que interliga os faróis e ilumina o logo das quatro argolas e ressalta que é um modelo elétrico.
A motorização do novo Audi Q8 e-tron
Para o mercado europeu, são oferecidas três níveis de potência com tração integral: 50, 55 e S. O modelo de entrada da linha é o 50, com 312 cv de potência e 55,1 kgfm de torque usando uma bateria de 95 kWh, que entrega uma autonomia de até 480 km no SUV e 500 km no Sportback.
O novo Audi Q8 e-tron 55 é a versão intermediária, com 408 cv de potência e 67,7 kgfm usando um conjunto de baterias de 114 kWh, com autonomia de 580 km no SUV e 600 km no Sportback. A versão topo de linha S é o meis esportivo da linha e tem três motores, sendo dois traseiros, com 503 cv de potência e 99,2 kgfm de torque.
Na parte interna, o novo Audi Q8 e-tron recebeu novos materiais, com peças feitas parcialmente com garrafas PET recicladas, usados em isoladores de calor e acústicos e no carpete. Já os novos bancos usam tecido sintético que imita couro, chamado Dinamica, feito com 45% de fibras de poliester provenientes da reciclagem de garrafas plásticas recicladas.
O lançamento do novo Audi Q8 e-tron será acompanhado do Q8 e-tron Sportback e a linha SQ8 e-tron, todos em fevereiro de 2023.
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Leia também – Novo Volkswagen Polo 2023: Conheça as versões, preços e equipamentos