Os dados do balanço anual da Fenabrave são claros, o Jeep Renegade está vendendo menos. A Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores consagrou o Chevrolet Tracker como o grande campeão de vendas do segmento dos SUVs ao longo de 2022, desbancando o até então queridinho do mercado, o Renegade.
O menor SUV da Jeep foi campeão de vendas em 2019, 2020 e 2021, o que deixa um gosto amargo ao fechar 2022 com a modesta quarta colocação do ranking de vendas. Mais do que isso, ele está muito mais perto de perder a quarta posição para o Fiat Pulse (o que deve acontecer em breve!) do que tomar o terceiro lugar do Hyundai Creta.
Entenda por que o Jeep Renegade está vendendo menos
1 – Mesmo com o último facelift, o projeto já é antigo
O Jeep Renegade foi lançado em 2015 e chegou estremecendo o mercado. Foi um produto que se tornou a porta de entrada para uma marca até então vista como premium, além de inaugurar a nova fabrica de Goiania (PE).
O primeiro facelift veio em 2018, sem alterações mecânicas, mantendo os motores 1.8 aspirado de 139 cv e 2.0 turbodiesel de 170 cv nas versões 4×4. Os problemas começaram com novas regras do Proconve L7 em janeiro de 2022, eu forçaram a marca a abandonar esses motores.
Com oito anos de mercado, as modificações se limitaram a pequenos detalhes como o formato dos faróis, grade, lanternas e para-choques. Na parte interna, a linha 2023 trouxe novos painel digital, volante e central multimídia. De resto, interior é praticamente o mesmo desde 2015.
2 – Versões com preço mais baixo foram excluídas do catálogo
A mudança de mecânica do Renegade elevou o patamar do SUV. Nascido como o mais barato da categoria, usar o novo motor 1.3 turbo gerou um aumento inevitável de preço.
Em 2021, a versão de entrada STD com motor 1.8 e câmbio automático custava R$ 92.990. Já ao longo de 2022, a versão de entrada passou a ser a Sport, a partir de R$ 132.890, um aumento real de praticamente R$ 40 mil para a versão mais barata da linha.
3- Fiat Pulse é o SUV de entrada do grupo Stellantis
Entre outras marcas, a Stellantis controla a Jeep e a Fiat, e organiza todos os modelos de cada segmento de forma generalizada de forma a não haver canibalização entre as marcas. A partir disso, o Fiat Pulse foi lançado com a missão de substituir o Jeep Renegade como modelo de entrada do segmento.
Hoje, o Pulse Drive 1.3 com câmbio manual custa a partir de R$ 96.590. Dados da Fenabrave mostram que o novo SUV da Fiat emplacou 50.522 unidades em 2022, o que mostra que a estratégia foi acertada, e o Pulse deve deixar o Renegade para trás ao longo de 2023.
4- Preço fez o Renegade deixar de ser uma opção para frotistas
As vendas da versão de entrada do Jeep Renegade sempre foram alavancadas pelas vendas diretas. Segundo a Fenabrave, em 2021, das 73.713 unidades vendidas, 52.236 foram para os frotistas. Já em 2022, 70% das vendas, equivalente a 35.743 emplacamentos do Renegade foram para os frotistas. Cenário que deve mudar radicalmente em 2023.
5- Farta oferta de concorrentes mais novos e modernos
Quando foi lançado, o Renegade tinha poucos concorrentes, como Ford Ecosport, Renault Duster e Honda HR-V. Mas o segmento não para de crescer e hoje a concorrência tem nomes de peso como VW T-Cross, VW Nivus, Hyundai Creta, além de Nissan Kicks, Citröen C4 Cactus, Chery Toggo 5X, Kia Stonic e o novo Honda HR-V.
Com oito anos de mercado, o Renegade liderou o ranking por 3 anos consecutivos e agora começa a perder fôlego nas vendas. A necessidade de renovação é evidente, e a imprensa europeia garante que a stellantis já está trabalhando em uma renovação completa do SUV, com nova plataforma, motor turbo e até versões elétricas. Porém, especula-se que uma nova geração deve ser lançada apenas em 2026.
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