O VW Golf tem produção encerrada para as suas versões de entrada e não será mais vendido no mercado norte americano. Foram 46 anos de vendas expressivas para a montadora, e o modelo conquistou o mundo inteiro. Felizmente os modelos esportivos GTI e R devem manter-se em produção.
Em 2020 o Golf regular passou a ser produzido apenas na versão TSI, com motor 1.4 de 147cv e carregava teto solar, assentos aquecidos, alerta de colisão dianteira, frenagem de emergência, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.
Enquanto o Golf de sétima geração será o último dos hatches básicos vendidos no mercado norte americano, o Golf GTI e Golf R levarão o legado adiante.
Hein Schafer, vice-presidente sênior de marketing de produto da Volkswagen of America
No mercado brasileiro, o modelo foi descontinuado já em dezembro e não faz mais parte do catálogo da montadora. A última versão a chegar no país foi a híbrida GTE, no inicio de 2020, num lote de 99 unidades que substituiu o GTI. Com desempenho de vendas totalmente inexpressivo, com apenas 31 emplacamentos de janeiro e setembro o fim estava traçado. Em outubro houve uma reação de vendas mas não se engane, pois foi uma parceria com a Locadora Unidas que fechou negócio com 70 carros para a sua frota. Essa manobra não mudou o destino do famoso modelo.
Vw Golf – o início
O VW Golf que tem produção encerrada foi lançado em 1974, com design do Italiano Giorgetto Giugiaro, e fez sucesso imediatamente. Rápido, econômico e gostoso de dirigir, logo foi apelidado de Rabbit e naturalmente foi substituindo a importância do Beattle, o famoso Fusca que rompeu todas as barreiras de mercado para a VW no pós guerra e se tornou um ícone da indústria mundial.
O Golf tinha porta traseira (Hatchback) e opção 5 portas, entre-eixos de 2,4mt e apenas 790kg de peso. Nasceu com um motor de 1.1 litro com 50cv e 7,8 kgfm o mesmo do Audi 50. Foi um dos primeiros hatchbacks com motor dianteiro. Os traços retos e os faróis circulares eram inspiração do lançamento anterior, o Passat, e conferia robustez. As colunas traseiras largas foram a característica mais marcante até os dias de hoje.
MK1 – produzido 1974 a 1984
MK2 – produzido de 1984 a 1993
MK3 – produzido de 1993 a 1998
MK4 – produzido de 1998 a 2003
MK5 – produzido de 2003 a 2008
MK6 – produzido de 2008 a 2013
MK7 – produzido de 2013 2019
MK8 – produzido de 2019 até hoje
Os vídeos a seguir mostram o abismo de distância entre o MK1 e o MK8:
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.