O ditado popular diz que a única certeza da vida, é a morte. No mercado automotivo não seria diferente, então conheça agora alguns dos carros que saíram de linha em 2020.
Num mercado que evolui muito rápido e com clientes cada vez mais exigentes e ávidos por novidades, é inevitável que as montadoras frequentemente ajustem suas plantas de produção para terem seus custos sob controle. Sendo assim, continuar produzindo um modelo que perde mercado a cada ano e já não atende as expectativas de vendas, não faz sentido.
Modelos com longa história sempre causam alguma nostalgia quando saem de linha, pois de alguma forma as pessoas se conectam emocionalmente com eles. Ia para a faculdade quando era novo naquele modelo. Levava os filhos pequenos para a escola com aquele outro. Casei a comprei tal carro. Ia para as festas com meus amigos naquele carro. Os motivos são diversos mas o que fica são as histórias para contar.
Vamos a lista:
Volkswagen Passat
O Volkswagen Passat é um grande ícone da indústria. Nasceu em 1973 compartilhando o chassi do Audi 80 e chegou ao Brasil em em 1974. Foi vendido desde o inicio no mercado global, tendo versões sedan, perua e hatch. Ao longo da sua vida por aqui, foi “subindo” de classe até estar no nicho dos veículos mais carros da montadora.
Volkswagem Golf
A lista dos carros que saíram de linha em 2020 segue com o Volkswagem Golf chegou ao Brasil importado do México, na sua 3ª geração, em 1994. O modelo foi vendido por aqui por 4 gerações e sempre foi uma referência de design, desempenho e comportamento dinâmico. A última versão produzida por aqui tinha motor 1.4TSI. Depois disso era ofertada a versão híbrida GTE, importada. É o fim da era de um dos modelos mais cobiçados do mercado.
Fiat Weekend
A Fiat Weekend entrou em produção como versão do Palio em 1997, num cenário de alta das peruas. Chegou com linhas mais fluidas e acabou desbancando a Parati que tinha a liderança desse segmento de mercado. A versão Adventure com suspensão mais alta, quebra mato e apliques plásticos, popularizou esse estilo aventureiro que fez tanto sucesso na pais. Muitas montadoras beberam, dessa fonte mesmo que os carros sob essa bandeira não tenham propriamente aptidões para o fora de estrada. Foram 23 anos de mercado e a descontinuação da Weekend encerra de forma definitiva o nicho das peruas no mercado brasileiro. Nos últimos anos, a maior parte das suas vendas era para forças de segurança e frotistas.
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.
Mitsubishi Lancer
Entre os carros que saíram de linha em 2020 está o Mitsubishi Lancer Evolution, que nasceu por causa do Mundial de Rali, sob a obrigação de ter 2500 modelos produzidos por ano para poder ganhar a homologação e participar da competição. Como essa quantidade toda não seria usada em competição, ele foi para as lojas da marca, em outubro de 1992. O sucesso foi imediato e criou o grande ícone da montadora. Chegou por aqui em 2011, importado do Japão e começou a ser produzido nacionalmente em 2014. Já na 10ª geração, não sofria modificações estéticas significativas desde a 8ª geração e já não era mais vendido no mercado norte americano desde 2017. Vendeu pouco mais de 1000 unidades em 2020 e a partir de agora a linha de montagem de Catalão fica focada na produção do novo Eclipse Cross.
Ford Fusion
O Ford Fusion nasceu em 2006 e substituía o Mondeo, além de bater de frente com Corolla, Civic e Vectra. A primeira reestilização veio em 2009 e trocava o motor 2.3 para um 2.5 com 173cv e câmbio automático de 6 marchas. Mais adiante ganhou uma interessante versão híbrida, bem mais econômica.
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.
Chevrolet Cobalt
Mais um dos carros que saíram de linha em 2020 é o Chevrolet Cobalt, que chegou ao Brasil para substituir o Astra Sedan, em 2011. A montadora posicionou o modelo acima dos sedans Prisma e Sonic e abaixo do Cruze.
Segundo Rafael L Santos, diretor de vendas da GM, nos últimos anos, 75% das vendas do modelo eram para taxistas, frotistas e clientes corporativos.
Ele sai de cena para dar lugar ao produto do momento para a Chevrolet, o Onix Plus que cresce exponencialmente as vendas no mercado brasileiro após a ultima restilização
Nissan March
O Nissan March nasceu muito antes de aparecer no Brasil, com o nome Micra e vendido no Japão desde 1982. Somente em 2010 ele estreou no mercado brasileiro, já na sua quarta geração. Sob o nome March e produzido no México, chegou com visual atualizado e harmonioso, atraindo clientes brasileiros. Começou a ser produzido no Brasil em 2014 e ganhou a versão sedan, apresentada com o nome Versa.
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.