Carro consumindo combustível em excesso? Veja as causas.

Notar seu carro consumindo combustível em excesso dói no bolso, ainda mais em tempos de preços altos dos combustíveis. Mas são muitas variáveis que impactam em quantos quilômetros você consegue rodar com cada litro de combustível. Acompanhe a seguir algumas dessas variáveis

Cuidado com os pneus

A escolha do seu pneu impacta o consumo
Pneus calibrados garantem bom consumo

Já fizemos um post incrível falando especificamente desse componente tão importante no seu carro. A calibragem correta impacta diretamente na segurança e na vida útil dos seus pneus. A recomendação é de que seja feita a cada 15 dias, mas estar sempre atento é importante. Isso garante a correção de algum pneu murcho, o que normalmente faz o seu carro “puxar” para os lados. É importante que a calibragem seja feita com os pneus frios, tendo rodado até 3 kilometros e em velocidade baixa. Isso garante a exatidão da calibragem de acordo com os dados que constam no manual do veículo.

Dados das montadores afirmam que a cada 2 libras abaixo da calibragem recomendada, o consumo vai ser 0,33% pior.

Os novos pneus “verdes” com compostos de borracha especiais, prometem uma resistência de rolagem 40% menor, impactando em 5% menos emissão de CO2 e principalmente até 8% de melhora no consumo de combustível.

Forma de condução

Forma de condução afeta o consumo de combustível
Forma de condução afeta o consumo de combustível

O maior vilão do consumo de combustível está literalmente em suas mãos e pés. Não respeitar os tempos de troca de marchas, ou seja, “esticar” as marchas impacta diretamente no seu carro consumindo combustível em excesso. Um mesmo carro nas mãos de pessoas diferentes tem variações enormes de consumo. Arrancadas usando até 20% do pedal do acelerador e sempre mantendo as rotações entre 2000 e 2500rpm, são garantia de um bom consumo. Inversamente, quanto mais você pisa no acelerador, maior é a abertura do corpo de borboleta e maior o consumo de combustível. Pense em uma condução prudente e econômica que leva a um consumo de 13km/lt, frente a outra mais agressiva que entrega 11km/lt. Pode parecer pouco, mas esses 2 km/lt para quem roda apenas 1000km por mês, ou seja 12000km por ano, impacta em um gasto desnecessário bem expressivo.

Ar-condicionado

Use o ar-condicionado com atenção para não gastar mais combustível
Use o ar-condicionado com atenção para não gastar mais combustível

Outro vilão do consumo, já que as correias que movimentam o sistema estão diretamente conectadas ao motor e produzem um trabalho extra que pode consumir até 10% a mais no consumo de combustível. Mas não se desespere pois as vezes é impossível não ligar o equipamento, e nesses casos todas as dicas que usamos no ar-condicionado doméstico também funcionam no seu carro. Comece com velocidade maior e quando gelar o habitáculo, diminua a intensidade apenas para manter a temperatura.

Manutenção

Manutenções simples garantem um bom consumo de combustível
Manutenções simples garantem um bom consumo de combustível

Vários procedimentos de manutenção preventiva impactam no seu carro consumindo combustível em excesso. A mais básica delas é a troca de óleo respeitando os prazos definidos pelo fabricante. Do contrário, o filme de proteção entre os cilindros e pistões fica comprometido e exige mais energia para movimentar essas partes móveis, consumindo mais combustível. Outro item barato e pouco cuidado são as velas de ignição. Esse componente desgastado prejudica a faísca que leva a explosão dentro do cilindro, fazendo o carro perder potência e fazendo você inconscientemente acelerar mais para compensar. Obviamente isso faz o carro consumir mais combustível.

Experimente essas dicas e veja o quanto terá de impacto no seu consumo de combustível.

Deixe seu comentário dividindo a sua experiência.

Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.