O SUV Toyota Corolla Cross já é realidade no mercado Tailandês e está desembarcando no Brasil na primeira quinzena de março. É um dos lançamentos mais esperados do ano pois chega carregando o nome do irmão de plataforma e campeão de vendas do muito tempo, o sedã Corolla. Isso reduz os custos de produção da montadora para esse lançamento que bate de frente com o campeão em vendas do segmento, o Jeep Compass.
A lista de intenção de pré-venda do Toyota Corolla Cross começou dia 20 de fevereiro, mas extra oficialmente, há concessionárias cobrando sinal de R$ 5.000,00 para espera do primeiro lote que terá inclusive uma série especial de lançamento de aproximadamente 2000 unidades do SUV. A VW também já fez isso com o Nivus.
As versões e motores do Toyota Corolla Cross
No Toyota Corolla Cross, as versões serão idênticas às oferecidas pelo Corolla sedã: GLi e XEi, equipadas com motor 2.0 flex e câmbio CVT; Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium, empurradas pelo conjunto 1.8 híbrido flex de 123 cv mais caixa transeixo que emula um CVT. O sedã Corolla Hybrid já responde por 40% das vendas no Brasil, e as chances do SUV Corolla Cross Hybrid vender bem são boas, mas o motor 2.0 flex deve dominar o mix inicialmente. Ele é chamado de Dynamic Force Dual e rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT que simula dez marchas.
Já o motor 1.8 16V VVT-i Híbrido tem potência combinada com os dois motores elétricos de 123 cv de potência. O propulsor a gasolina rende 101 cv de potência a 5.200 giros com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm com gasolina. Com qualquer combustível ele rende 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm. Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. A transmissão é CVT com engrenagens planetárias.
A segurança do Toyota Corolla Cross
Na segurança, o Toyota Corolla Cross 2022 seguirá o padrão do sedã e vem equipado com 7 airbags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, sistema ISOFIX para cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC), entre outros.
O pacote Toyota Safety Sense é exclusivo das versões Altis 1.8 Hybrid e Altis Premium 1.8 Hybrid. Ele inclui Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático (Auto High Beam – AHB), e Assistente de Pré-Colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro/visual e frenagem automática caso necessário (com comandos operados facilmente pelo volante).
Abaixo, a apresentação oficial do SUV, para o lançamento no mercado Tailandês:
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.