A lista com os 10 carros mais roubados do pais em 2020 foi divulgada esse mês pela Ituran Brasil, lider mundial em monitoramento veicular.

O levantamento considera o total de cada modelo dentro da base da empresa e o percentual se refere ao número de ocorrências específicas. Por exemplo, de cada 1 mil VW Voyage na base de clientes da Ituran, 26 foram roubados/furtados em 2020. O veterano VW Voyage foi o mais roubado, com 2,6% do total de casos, seguido pelo Renault Logan com 2,5% e Fiat Siena com 2,3%. Confira o ranking completo na sequência:

  1. Volkswagen Voyage: 2,6%
  2. Renault Logan: 2,5%
  3. Fiat Siena: 2,3%
  4. Chevrolet Onix: 2%
  5. Chevrolet Prisma: 2%
  6. Fiat Uno: 2%
  7. Ford Ka: 2%
  8. Fiat Fiorino: 2%
  9. Fiat Palio: 1,9%
  10. Hyundai HB20: 1,9%

Rodrigo Boutti é gerente de operações da Ituran, e explica que a quantidade de roubos e furtos foi proporcionalizada pelo total de cada modelo que compunha a base de veículos da carteira de clientes da empresa. “Percebemos que dentre os 10 carros mais roubados os 3 modelos que mais tiveram frequência de roubo/furto são veículos sedans e acreditamos que os bandidos preferem estes carros porque são os que mais têm demanda nos desmanches clandestinos. As maiores vítimas são motoristas por aplicativo, que possuem estes modelos de carros”, completou.

De fato, boa parte dos carros na lista estão entre os mais vendidos nas vendas diretas e com ofertas especiais para quem trabalha como motorista de aplicativo ou similares. Modelos como Voyage e Uno tem 90% da sua venda para esse fim, enquanto outros como Logan e Strada passaram de 80%.

Boutti também afirmou que, só no ano passado, 97.500 carros foram roubados ou furtados dentro do Estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do estado. “Apesar do número alto de ocorrências, o nosso índice de recuperação também é muito elevado, perto de 90%. Já superamos a marca de 95 mil veículos recuperados, o equivalente a um patrimônio de R$ 4 bilhões”, disse o gerente.

Com esses dados, não pense 2 vezes antes de fechar seu seguro e ter a tranquilidade em caso de furto/roubo. Figurar entre os 10 carros mais roubados e não estar protegido, é uma situação bem desagradável

Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.

Publicidade

Deixe uma resposta