Subaru WRX STi
Esse não é um dos carros de drift do Fiuk do BBB21 e sim um presente para ele mesmo. Em 2014 o cantor/ator/piloto era só felicidade quando apresentou o Subaru WRX STi 2.5 turbo de 305 cv no Instagram. “Meu novo filhote, Subaru WRX STi. Sempre quis ter um desses!”, escreveu na rede social. O WRX na época custava em torno de R$ 197.000,00.
Os esportivos japoneses têm sua cultura própria e poucos entre eles seguem à risca os fundamentos do seu fabricante como faz o Subaru WRX. O esportivo não reescreve as escrituras, continua lá a tração integral, o motor boxer e, acima de tudo, a diversão de sempre para justificar a sigla WRX (World Rally eXperimental) e respeitar a história que surgiu ainda como Impreza GT em 1992.
O WRX STI traz o motor Boxer Turbo de 2,5 litros com injeção direta com potência máxima de 305 cv a 6.000 rpm e torque de 40 kgfm a 4.000 rpm. Com o STI, não tem conversa, o piloto precisa ser bom de braço, pois o propulsor trabalha em conjunto com o câmbio manual de seis velocidades com uma alavanca de curso reduzido. O sistema de tração é o integral Subaru All Wheel Drive (SAWD), característica marcante da Subaru. Entre os itens tecnológicos, Active Torque Vectoring, um sistema de controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de frente) e melhorar a resposta à direção. O modelo conta também com o Vehicle Dynamics Control (VDC) que dispõe de três modos: Normal, Traction e Off. Este último desativa os controles de estabilidade e tração, mas mantém o Active Torque Vectoring. O chassi também é novo, tem maior rigidez e ficou mais leve. Os freios dianteiros ganham discos maiores, enquanto a suspensão recebe acerto esportivo.