Publicidade
Categories: Carros

Honda Accord e:HEV – Sistema híbrido inovador

Publicidade
Honda Accord e:HEV
Honda Accord e:HEV

O sedã Honda Accord e:HEV é confirmado pela montadora para o mercado brasileiro. Ele é um dos 3 modelos híbridos que a marca japonesa pretende lançar até 2023, conforme anuncio oficial feito no Salão do Automóvel de 2018. A proposta é interessante pois troca o motor 2.0 turbo por três motores, um 2.0 aspirado e dois elétricos, em um sistema engenhoso e complexo. Com esse novo sistema eletrônico comandado pela unidade de controle de energia (PCU), o Honda Accord e:HEV consegue uma eficiência térmica acima dos 40%, 4% melhor que a do motor 2.0 turbo aposentado. A eficiência energética melhora de 2,15 para 1,20 MJ/km. De acordo com o Inmetro, o Accord E:HEV faz 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada. O sistema e:HEV, é completamente diferente de todos os híbridos vendidos no Brasil, pois o motor mais potente é justamente um elétrico.

Nesse sistema e:HEV cada um dos motores atua da forma mais eficiente conforma a demanda. Quem traciona o carro a maior parte do tempo é um motor elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque.  Outro motor elétrico atua apenas como gerador de energia, alimentado pelas desacelerações e acoplado diretamente ao motor 2.0 a combustão, que o faz trabalhar gerando eletricidade quando o motor de tração exige mais energia. Isso porque a bateria é tão pequena quanto a de um híbrido convencional com apenas 1,3 kw/h, o suficiente para algo entre 1 ou 2 km de autonomia.

O motor a combustão, que é o responsável pela velocidade máxima, é o 2.0 de 145cv a 6.200 rpm e 17,8 kgfm de torque a 3.500 rpm. Em velocidades acima dos 110 km/h, ele atua sozinho sem apoio dos motores elétrico, com uma relação única de transmissão, acionada por uma embreagem hidráulica e funcionando com um Overdrive. A montadora ainda não divulgou a potência combinada do conjunto, mas nos Estados Unidos declaram 215 cv.

Publicidade

Os dois motores elétricos e a embreagem de acoplamento do motor 2.0, ficam dentro do câmbio chamado e-CVT. Há 3 modos selecionados automaticamente: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e o Engine Drive. O motorista pode selecionar o nível de regeneração de energia pela aletas atrás do volante, com 4 estágios, algo bem parecido com o que temos no Audi e-Tron. Entre os modos de condução, há o ECON e o Sport.

O modelo chega com uma leve reestilização, com novo para-choque e nova grade, com desenho mais horizontal e que abriga os novos faróis de neblina em LED,  além de novas rodas de 17 polegadas com acabamento escurecido. Por dentro, temos central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e ainda carregador por indução no console central mais potente, com 15 Watts.

Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.

Publicidade
Fabiano Souza

CEO G4 Comunicação e Marketing Apaixonado por Carros e Internet. Antenado nos assuntos da Web. Criador de conteúdo digital.

Published by
Fabiano Souza

Recent Posts

Canela nas plantas: quando funciona e quando atrapalha

Saiba quando a canela ajuda suas plantas e quando pode causar danos. Descubra os usos…

17 horas ago

Por que sua peperômia solta folhas mesmo estando saudável

Sua peperômia está bonita, mas perde folhas? Veja os motivos dessa queda e saiba como…

2 dias ago

Como plantar manjericão e fazer ele durar mais que o da feira

Aprenda como plantar manjericão em casa e fazer sua planta durar meses com folhas frescas…

3 dias ago

Singônio: 3 formas de controlar o crescimento e deixar a planta mais cheia

Saiba como controlar o crescimento do singônio e deixá-lo mais cheio com poda, tutor e…

4 dias ago

Por que seu antúrio para de florescer mesmo com adubo e luz natural

Descubra por que seu antúrio parou de florescer mesmo com adubo e luz natural. Erros…

5 dias ago

Alecrim plantado no chão: como manter o crescimento

O alecrim é uma das ervas mais populares nos jardins e canteiros domésticos, especialmente por…

7 dias ago
Publicidade