Carros da Tesla usarão baterias Panasonic

A era dos carros elétricos chegou para ficar, e eles estão cada vez mais ocupando o seu espaço no mercado. Um dos grandes desafios e que pode fazer toda a diferença na hora de escolher um elétrico, é a autonomia. O mercado busca novas soluções cada vez mais eficientes, seja por meio de carregadores mais potentes ou pela fabricação de baterias de maior capacidade. Dentro deste contexto e de acordo com o site Nikkei Asia, a Panasonic estaria prestes a iniciar a produção em massa de novas baterias para os carros da Tesla.

As baterias Panasonic ajudariam na autonomia

De acordo com o site, as baterias Panasonic de íon de lítio de última geração poderiam acrescentar entre 15% e 20% de autonomia aos carros da Tesla. Esse upgrade de autonomia tem relação direto com o aumento do tamanho e, consequentemente, da capacidade de armazenamento das células da bateria.

A reportagem explica que essa nova geração de baterias produzidas pela Panasonic seria chamada de 4680, já que elas medem 46 mm x 80 mm. Elas seriam capazes de dar a um Tesla Model M uma autonomia de 750km com uma única carga, o que representa 100km a mais do que o modelo entrega atualmente.

 Carros da Tesla usarão baterias Panasonic
Carros da Tesla usarão baterias Panasonic

O plano da Panasonic, de acordo com a publicação, é colocar as novas baterias à disposição do mercado já em 2023, não apenas para a Tesla como também para outras marcas. Porém, um e-mail da empresa para a agência Reuters mostrou um tom um pouco diferente.

Nesse e-mail, a Panasonic afirma que está trabalhando em uma bateria mais avançada, mas não afirmaram que ela é a 4680, tampouco que ela está prestes a ser lançada: “Estamos estudando várias opções para produção em massa, incluindo uma linha de produção de teste que estamos estabelecendo neste ano comercial. No entanto, não temos nada a anunciar neste momento”.

Mas segundo o site Nikkei Asia, não apenas o modelo já está definido, como também o local de produção, uma fábrica na província de Wakayama, no oeste do Japão. A produção estimada seria de pelo menos de 10 gigawatts-hora por ano, o bastante para alimentar cerca de 150 mil novos carros da Tesla.

 Carros da Tesla usarão baterias Panasonic
Carros da Tesla usarão baterias Panasonic

1 comentário em “Carros da Tesla usarão baterias Panasonic”

  1. Pingback: Lucid Air sendo testado pela Tesla, Porque? - G4 Carros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.