Nissan 350Z
O antecessor do 370Z é o 350Z. A quinta geração da Linha Z teve 2 conceitos antecipando as linhas inovadores para a época, apresentados em 1999 e 2001. O modelo como conhecemos foi lançado no Japãao em julho de 2002, como modelo 2003.
A estratégia da montadora era oferecer um esportivo barato e acessível, com potência de sobra e design chamativo e cativante. Para isso, foi anunciado por cerca de US$ 26 mil na versão de entrada e US$ 34 mil na versão topo de linha. Um dos concorrente diretos da época era o Porsche Boxter vendido a US$ 50 mil, o que mostra que a Nissan cumpriu com o plano para o 350Z.
Usando a mesma plataforma do Infiniti G35, tem peso de 1465kg. Chegou com o motor V6 de 3.5 litros que entregava 287cv a 6200rpm e 35kgfm de torque, usando câmbio manual de 6 velocidades e automático de 5 velocidades. Com velocidade máxima limitada eletronicamente nos 250km/h, fazia o 0 a 100km/h em 5,4 segundos.
Internamento uma curiosidade era o sistema de navegação escondido numa tampa escamoteável. O sistema de entretenimento era um dos melhores da época com 6 autofalantes e 160w de potência na versão de entrada. Na topo de linha o sistema era Bose de 240w de potência com 7 auto-falantes, subwoofer e disqueteira para 6 cd´s.
Em 2004 chegou a versão conversível do modelo, apenas para as versões intermediária e topo de linha. Tinha arcos protetores atrás dos bancos para proteger motorista e o passageiro. A capota era recolhida por meio de um botão em apenas 20 segundos.
Abaixo o video do canal do Renato Bellote com o 350Z:
A seguir, conheça o carro que antecedeu o 350Z