O Novo Vw Virtus 2023 foi lançado na India nesta última terça-feira (8), 5 anos após ser lançado no Brasil e já chegou por lá com um design atualizado e com traços que lembram o Volkswagen Nivus.
Esse lançamento do sedan da Volks por lá, antecipa bastante como será o modelo brasileiro, que está programado para ganhar um facelift na segunda metade de 2022. após esse lançamento, está mais que confirmado que o Virtus 2023 não irá por um caminho muito diferente do novo Polo.
Vw Virtus 2023 do Brasil
Provavelmente não teremos uma versão idêntica ao modelo indiano, mas o nosso Virtus pode ser bem parecido com o modelo Asiático. Podemos esperar mudanças em sua dianteira e inclusive até uma linha de LED na grade da versão Highline (topo de linha).
Uma boa noticia sobre o novo Virtus é que possivelmente, ele terá uma acabamento mais premium, para substituir alguns modelos de entrada do Jetta. O teto solar talvez chegue aqui somente no modelo topo de linha. O painel de instrumentos, terá uma tela de 8 polegadas em todas as versões mais baratas e um Cluster de 10,25 polegadas na vesão mais cara. Como já vem se tornando padrão, a central multimídia conta com Apple CarPlay e Android Auto.
Na linha 2023, só terão versões turbo disponíveis , o 1.0 de três cilindros e 12v turboflex que conta com injeção direta (170 TSI) com uma potência de até 105 cv e câmbio manual de 5 marchas.
A segunda opção disponível nas versões intermediária e topo de linha, é o 200 TSI, que é basicamente o mesmo motor com mais cavalaria, contando com até 128 cv e um câmbio automático de 6 velocidades Aisin.
Para manter respeitando as regras do Proconve L7, o Virtus conta com Ar-condicionado automático digital e sistema start/stop para conter as emissões.
Existe ainda a possibilidade de uma versão mais esportiva, como a versão GT (apresentada na India) ou até mesmo uma versão inédita R-line, com um acabamento ainda mais premium topo de linha.
Virtus GT indiano
O novo Virtus foi apresentado na índia na versão esportiva GT, que ainda não existe no mercado brasileiro. O sedan ganhou parachoque mais encorpado com uma entrada de ar grande que lembra a do Golf GTI mk8.
Os faróis de neblina são praticamente iguais aos do Nivus, mas um pouco mais largos. Os faróis também são quase que compartilhados com o Nivus, mas contam com as guias e projetores em LED.
A grade é mais fina e diferente da grade presente no Jetta e Nivus e carregam o novo emblema da Vw. Como citado anteriormente, o motor é o 1.0 TSi, mas a versão apresentada, foi a esportiva que utiliza um motor 1.5 TSI EVO com 150 cv de potência junto ao câmbio DSG de sete velocidades.
Na parte traseira do sedan tem o mesmo formato nas lanternas do Virtus do Brasil, o que diferencia elas é o tom mais escuro das lentes e a guia em LED. Ainda na traseira, o emblema segue o novo padrão que já é utilizado no T-Cross, Nivus e Taos.
O painel tem acabamento em preto brilhante na parte da frente e é bem parecido com o do Nivus. A central multimídia é embutida e o volante é o mesmo do SUV também. A tela de instrumentos é compartilhada com o Taos Confortline.