Novo carro F1 2022
Novo carro F1 2022

O novo carro da F1 2022 que seria apresentado apenas entre 11 e 13 de julho no GP da Grã-Bretanha, teve imagens vazadas na internet. Trata-se de um modelo de demonstração desse novo conceito que deveria ser introduzido na temporada de 2021, mas que em virtude da pandemia foi adiado para a temporada 2022.

O site italiano LiveGP teve acesso ao show-car que a Liberty Midia, gestora da F1, encomendou da empresa The Memento Group. Essa empresa já projeta, desenvolve e fornece produtos, peças e até carros completos para exibição. As fotos mostram o modelo desenvolvido de acordo com a proposta da F1 e da FIA apresentada em 2019, para a temporada 2021 e que ficou para 2022. Dentre as modificações que mais chamam a atenção, a dianteira mais alongada que o habitual, além de aerodinâmica mais simples e um tipo de cobertura interna para as novas rodas de 18 polegadas que substituem as anteriores de 13 polegadas.

Conceiro do novo carro F1 2022 apresentado em 2019
Conceito do novo carro F1 2022 apresentado em 2019 (que seria usado na temporada 2021)

Outras mudanças do novo carro da F1 2022 estão nas novas versões de asas dianteiras e traseiras, sidepods, dutos de freio e difusores. As primeiras estimativas davam conta de que os novos monopostos seriam cerca de 6 segundos mais lentos do que os atuais. Um pouco antes da FIA se decidir por postergar a introdução do novo regulamento, já se falava em cerca de 3,5 segundos. Agora espera-se que mesmo mais pesados e com menos pressão aerodinâmica, esta diferença ficará perto dos 2 segundos.

O modelo é o prenúncio de uma revolução técnica sem precedentes, e muda radicalmente as condições de pilotagem e o formato das corridas de F1 como vimos nos dias atuais. Isso porque o objetivo é permitir uma aproximação mais fácil do carro que vem atrás, perdendo apenas 20% de downforce, aproximadamente. Esse detalhe já criará muito mais batalhas carro a carro ao longo das corridas Mesmo sendo a geração mais pesada da história da F1, com 790kg, o que representa 40 kg a mais do que os carros da temporada atual.

Algumas equipes, como a Hass e Ferrari, já trabalham diretamente novo carro da F1 2022, a ponto inclusive de abandonarem o desenvolvimento do carro deste ano.

Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.

Publicidade

1 COMMENT

Deixe uma resposta