O VW Fusca chassi 1-0003 de 1939 é o personagem principal dessa história incrível. A Primeira Guerra Mundial atrasou os planos da VW e foram construídos apenas 14 Fuscas na pré-produção, cada um com um motor diferente. Esse é um deles e era conhecido na época pelo codinome VW39 já tinha o design final, desenvolvido por Ferdinand Porsche. De acordo com com a montadora, Ferndinand e seu filho costumavam dirigir o carro entre a fábrica de Zuffenhausen em Berlin, e a nova fábrica então em construção em Wolfsburg. Com um motor Type 64 o veículo alcançava a excelente velocidade máxima de 145 km/h nessas viajens.
Mais tarde o carro foi enviado para a sede da Frente do Trabalho Alemã em Berlin para ficar em exibição. Essa área foi atingida durante a Segunda Guerra e o carro ficou sob os escombros.
Anos depois o carro foi encontrado em 1948, abandonado e sem motor em um galpão que foi comprado pela família de Gerhard von Raffay, dona de uma das primeiras concessionárias Volkswagen na Alemanha. O carro foi incorporado a coleção da família, que ao longo do tempo teve vários carros raros, como Austro-Daimlers, Maseratis, Bugattis e um 1900/1901 Loher-Porsche.
Em 2011 o galpão em que o VW Fusca chassi 1-0003 de 1939 estava guardado pegou fogo, destruindo ele e muitos outros carros raros e clássicos. Tratando-se de um modelo extremamente raro, que tinha sido usado pelo próprio Ferdinand Porsche antes mesmo da primeira fábrica entrar em operação, além de ter sobrevivido a Segunda Guerra Mundial, ele merecia um tratamento à altura. Sendo assim Thomas König e Oliver Schmidt, fundadores do Hamburg Prototype Museum ma Alemanha anunciaram que fariam a reforma completa do carro.
Foi um extenso trabalho de restauração para trazer o VW Fusca mais antigo que se tem conhecimento de volta a vida. Depois de 2 anos o carro foi novamente apresentado como novo e valendo 300 mil libras, aproximadamente R$ 1,3 milhão.