O carro da F1 para 2022 foi oficialmente apresentado nesta quinta-feira (15/07), no circuito de Silverstone, na Inglaterra, num evento organizado pela Liberty Media, controladora da categoria. A apresentação foi transmitida pela internet e com participação de todo o staff de dirigentes, engenheiros e pilotos. Como já havíamos adiantado nesse post, o novo carro tem superfície aerodinâmica visivelmente mais simples do que a dos carros atuais, além de usar elementos do efeito-solo, o que resultará em muito mais disputas na pista.
A declaração de Jean Todt, presidente da categoria, sintetiza o que deixou claro logo na abertura, de que “é o começo de uma nova era”. Ele mencionou: “Os carros vão estar mais próximos na pista”. Stefano Domenicali, da Liberty mencionou que “hoje é um dia empolgante para o esporte. As regras criarão as condições para corridas mais competitivas, com mais ultrapassagens”.
O carro da F1 para 2022 foi exibido aos pilotos na plena reta de Silverstone, e gerou vários comentários. “Parece bem old school”, disse Ricciardo, da McLaren, referindo-se à asa traseira. “Tem uma aparência muito agressiva”, disse Leclerc da Ferrari. “Espero que atinja o objetivo de tornar as corridas mais excitantes”, afirmou Hamilton, da Mercedes.
De fato o carro é bem diferente do usado atualmente e ressucita o efeito-solo, banido em 1982, com a clara intenção de tornar as disputas por posição mais acirradas e gerar mais interesse do público. O carro tem linhas mais limpas, e 2 fatores chamam mais a atenção. Em primeiro lugar ele tem menos apêncidices aerodinâmicos. Em segundo lugar, as rodas aumentaram substancialmente de tamanho, passando de 13 para 18 polegadas.
A asa traseira do carro da F1 para 2022 é bem menor e será peça importante para o objetivo da organização da trazer mais emoção para as disputas. Sendo menor, ela gera bem menos turbulência aerodinâmica, permitindo o carro que vem atrás “grudar” e ultrapassar com mais facilidade.
Nikolas Tombazis, integrante da FIA reforça o objetivo das mudanças: “Queremos tornar mais possível que um carro persiga o outro e que possa batalhar por posições. Queremos pneus que deem aos pilotos a chance de disputar posições sem se preocuparem com degradação ou com apenas uma janela curta de uso para esse ataque. São carros mais simples que os atuais porque vários componentes foram removidos e porque as asas dianteiras são mais limpas”.
Abaixo um video do canal dos irmãos Fittipaldi com od detalhes do novo carro:
Os comentários estão encerrado.