O Aston Martin Valhalla chega apenas 2 anos após a apresentação do conceito AM-RB 003, no Salão de Genebra. É mais um hiper-carro híbrido, e se posiciona abaixo do Aston Martin Valkyrie, que já apresentamos nesse post.
Visualmente, não é tão excêntrico quanto o Valkyrie, que parece ter saído das pistas, mas tem design agressivo, além de mantem a elegância característica dos Aston Martin. A carroceria em monocoque de fibra de carbono, foi feita com a participação da divisão de Formula 1, de onde também veio a inspiração para a suspensão. É um sistema push-rod na dianteira e Multimatic na traseira, totalmente ajustáveis. A experiência das pistas também influenciou no desenvolvimento do sistema de aerodinâmica ativa capaz de gerar até 600 kg de pressão aerodinâmica a 241 km/h.
A motorização do Aston Martin Valhalla é um show a parte. É a primeira vez que a montadora usa um motor central-traseiro em seus carros esportivos. É o mesmo motor do Mercedes-AMG GT Black Series, um V8 4.0 biturbo de 750cv a 7200rpm. Ele trabalha em conjunto com outros 2 motores elétricos, sendo um para cada eixo que adicionam 204cv. Sendo assim, a potência total do carro bate os 950cv com absurdos 101,97kgfm de torque, com tração integral.
O câmbio é automatizado de dupla embreagem de 8 marchas, desenvolvido especificamente para os carros híbridos de alto desempenho da montadora. Esse câmbio não tem marcha ré, função exercida pelo 2 motores elétricos. Toda essa força em conjunto com esse câmbio, fazem o Valhalla acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, com velocidade máxima declarada de 330 km/h.
A Aston Martin pretende fazer uma volta no circuito alemão de Nürburgring em 6 minutos e 30 segundos, 13 segundos abaixo do tempo do recordista atual da pista entre os carros de produção em série, que coincidentemente é o Mercedes-AMG GT Black Series com o tempo de 6min43s.
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