O imposto para importação de carros cai 50%, após anúncio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil nessa semana. O acordo comercial entre o Mercosul e a União Européia começou a ser negociado em 2019 e vale a partir do dia 1º de janeiro após a assinatura ificial. Ele prevê a redução tarifária além do outros benefícios e obrigações e estabelece a criação de uma cota anual de importação de automóveis com imposto reduzido pela metade. Fora os carros, os maquinários, produtos químicos e farmacêuticos vindos da Europa também receberão incentivos similares no Brasil.

Hoje o imposto para esse tipo de operação é de 35% sobre o valor do veículo. Mas partir da implementação oficial das regras do acordo, nos próximos 7 anos o Brasil terá uma cota anual de 32 mil veículos com taxa de 17,5%. Depois disso, o imposto vai caindo progressivamente nos próximos 8 anos até ser zerado integralmente. Porém, qualquer que seja o excedente à cota de 32 mil veículos, vai pagar o imposto original de 35%.

O benefício contempla carros a gasolina com capacidade para até 6 passageiros e veículos a diesel com deslocamento acima de 2,5 litros (estes, sem limite de ocupantes)

Várias montadoras serão beneficiadas pelo acordo, como BMW, Audi, Porsche, Mercedes-Benz, Peugeot e Renault, já que o preço certamente será mais competitivo no nosso mercado.

A cota total do acordo é de 50 mil carros para todo o Mercosul, sendo assim, também há cotas para a Argentina, com 15.500 veiculos, Uruguai com 1.750 unidades e Paraguai com 750. Para qualquer montadora fora da União Européia, a importação segue pagando 35% de imposto.

A parte do Brasil nesse acordo não envolve a indústria automotiva. O café solúvel brasileiro paga hoje 9% de imposto, taxa considerada muito alta na Europa. Após 4 anos da implantação do acordo, essa tarifa será zerada.

O BMW Série 2 Coupé 2022 desse post, tera seu imposto reduzido:

BMW M240i xDRIVE COUPE 2022
BMW M240i xDRIVE COUPE 2022

Outro exemplo é o Porsche Cayenne Turbo GT desse post:

Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT

O Peugeot 308 SW 2022 que falamos nesse post, estará com beneficio:

Peugeot 308 SW 2022
Peugeot 308 SW 2022

Outro exemplo é o Audi RS6 Avant 2021 que apresentamos nesse post:

Audi RS6 Avant
Audi RS6 Avant

Publicidade

Deixe uma resposta