A Gasolina sintética que não vem do petróleo e vai revolucionar o futuro

A e-Fuel é uma gasolina sintética, um produto sustentável e ecológico. Cientistas trabalham no desenvolvimento do produto cuja maior vantagem é dar uma sobrevida aos veículos a combustão, que poderiam ficar obsoletos em pouco tempo.

O novo combustível não vem do petróleo, pois a sua produção utiliza como matéria-prima hidrogênio e o dióxido de carbono disponível na atmosfera. O novo combustível sintético pode ser extraído na forma de gasolina ou diesel, portanto, não exige alterações nos motores que utilizam a versão fóssil desses combustíveis.

Gasolina sintética que não vem do petróleo
Gasolina sintética que não vem do petróleo

A chegada da gasolina sintética traz luz a um assunto delicado. O impacto da guerra da Ucrânia na economia mundial chegou muito mais rápido do que se imaginava. No Brasil o aumento do preço dos combustíveis já foi de 24,93%. O reajuste teve efeito imediato na opinião pública e sobretudo aos caminhoneiros, cujos líderes já estão estrilando nas redes sociais. Guerras sempre foram momentos disruptivos na economia dos países, dessa vez mais ainda, em razão de um mundo globalizado e conectado em redes.

A expectativa é que quando a gasolina sintética chegar aos consumidores, garantirá a sobrevida dos motores a combustão interna, seja de forma “pura” ou com algum nível auxílio elétrico.  A gasolina sem petróleo também contribuiria para combater o efeito estufa, que tem o dióxido de carbono entre seus principais vilões, e acabaria com a dependência de um recurso natural que inevitavelmente irá acabar e tende a ficar cada vez mais caro.

De acordo com o engenheiro Everton Lopes, a gasolina sintética têm a vantagem, assim como o etanol, de neutralizar a respectiva produção o carbono resultante de sua queima, além de aproveitar a infraestrutura atual de abastecimento. Mas ele alerta que o desafio é reduzir o custo da extração do hidrogênio necessário para fazer a gasolina sintética, a partir de um processo conhecido como hidrólise.

Nesse post: Carro elétrico – O lado ruim que ninguém conta

Veja quem já está produzindo a Gasolina sintética

Empresas alemãs como Audi, Bosch e Porsche, além do governo alemão, têm investido nessa tecnologia. A Porsche, se uniu a Siemens Energy, e construiu sua primeira fábrica para a produção do combustível quase neutro em carbono. Ela deverá produzir 130 mil litros de eFuel em 2022, aumentando para 55 milhões de litros até 2024 e aproximadamente 550 milhões de litros até 2026.

Fonte: UOL

2 comentários em “A Gasolina sintética que não vem do petróleo e vai revolucionar o futuro”

  1. Pingback: Carros por assinatura

  2. Pingback: Toyota GR Corolla 2023 - Um hot hatch de verdade - G4 Carros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.