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Fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo fechará após 60 anos de operação

A fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo é um símbolo do setor automotivo, por ser a primeira da marca fora do território japonês e uma das mais antigas em operação no Brasil, mas vai encerrar suas operações. Já no final de 2020 a montadora deu o primeiro passo desse processo, quando anunciou que a sede administrativa seria transferida para a unidade de Sorocaba. As fábricas de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz vão agregar a produção de componentes para o abastecimento local e exportação, já que o início do processo de desativação da unidade acontece ainda em 2022.

Fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo fechará após 60 anos de operação

A Toyota diz que o processo será feito de forma gradual a partir de dezembro de 2022 e concluído em novembro de 2023. A medida foi tomada como forma de dar à empresa mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro, bem como garantir a sustentabilidade de seus negócios no país. Apesar do encerramento das atividades, a marca informa que não prevê demissões e que oferecerá oportunidades para todos os 550 colaboradores da fábrica.

A história da fábrica da Toyota São Bernardo do Campo

A história da fábrica da Toyota São Bernardo do Campo

Inaugurada em 1962, a fábrica da Toyota de São Bernardo do Campo foi a primeira linha de montagem da Toyota no país e a primeira instalada pela marca fora do Japão. Atualmente, é responsável pela produção peças que equipam modelos feitos no Brasil, Argentina e Estados Unidos. Entre os componentes, destaque para bielas e virabrequins que saem daqui para equipar os motores 2.0 e 2.5 que a Toyota monta no mercado norte-americano. As peças nacionais são exportadas para fábricas em West Virginia, Alabama e Kentucky.

Fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo fechará após 60 anos de operação

A mesma área ainda produz bielas e virabrequins para o motor 1.3 usado no Etios de exportação, o 1.5 do Yaris e para o 2.0 aspirado do Corolla e do Corolla Cross. No caso da picape Hilux, fabricada na Argentina, a planta produz peças da carroceria e suspensão, bem como componentes dos braços de controle do sistema de amortecimento. Além disso, peças da suspensão do Corolla e da carroceria do Corolla Cross também saem de lá.

Por mais de 40 anos, a fábrica também foi responsável pela produção do icônico Toyota Bandeirante (nome exclusivo do Brasil, já que lá fora o jipão era chamado de Land Cruiser). A produção durou de 1962 até 2001, com mais de 100 mil unidades entregues.

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Fonte: Motor1

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