Publicidade
Categories: Carros

Volkswagen XL1 faz 100km com 1 litro de combustível

Publicidade
Volkswagen XL1
Volkswagen XL1

O Volkswagen XL1 teve seu primeiro esboço, o conceito 1-Litre apresentado em 2002 durante a conferência anual da Volkswagen. O então presidente do grupo, Ferdinand Piëch, explicou que o objetivo do projeto era um carro que rodasse 100km com apenas 1 litro de combustível. Uma versão do VW XL1 apareceu em 2011 no Salão do Qatar, mas sofreu várias modificação até começar a ser vendido em 2013.

Para alcançar o objetivo de consumo de combustível extremamente baixo, o carro foi esculpido em carroceria cupê, largo na frente e estreito na parte traseira, em formato de gota e com excelente coeficiente aerodinâmico de 0,186. Além disso, os retrovisores foram substituídos por câmeras e as rodas traseiras são cobertas. Na parte interna o carro compartilha o painel de instrumentos, a parte central do volante e a tela multimídia (Maps & More) com a Up!.

Priorizando materiais leves, usava fibra de carbono na carroceria, magnésio nas rodas, alumínio na suspensão e carbono-cerâmica nos freios. Esses matérias garantiram o peso total de apenas 795kg. As medidas são 3,97m de comprimento (quase o mesmo de um Gol), 1,68m de largura (apenas 4cm maior do que o Up!) e a baixa altura de 1,18m, a mesma do SP2.

Publicidade

O motor tem apenas 800 cilindradas, 2 cilindros, turbo diesel de 48cv e trabalha em conjunto com um motor elétrico de 27cv. O modo 100% elétrico está disponível para rodar por até 35km com velocidade máxima de 80km/h. Só a partir daí é que o motor a diesel entra em funcionamento. O motor a diesel trabalha em conjunto com o câmbio DSG de dupla embreagem e 7 velocidades. O resultado do sistema motriz eficiente, baixo peso e bom coeficiente aerodinâmico foi melhor do que o prometido, e o Volkswagen XL1 Chegou a 111km com apenas 1 litro de diesel.

A produção iniciou em 2013 e durou até o final de 2014, com apenas 250 unidades VW XL1, dos quais 200 deles foram vendidos a pessoas selecionadas pela marca. O preço alto de €111,000 (quase R$ 500 mil hoje) faz dele um dos carros mais caros da Volkswagen já vendidos na Europa. O carro foi um dos cinco finalistas do World Car of the Year 2014.

Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.

Publicidade
Fabiano Souza

CEO G4 Comunicação e Marketing Apaixonado por Carros e Internet. Antenado nos assuntos da Web. Criador de conteúdo digital.

Published by
Fabiano Souza

Recent Posts

Pata-de-urso: 5 segredos para evitar que ela murche

Descubra os 5 segredos para evitar que sua pata-de-urso murche e mantenha essa suculenta firme,…

1 dia ago

3 formas de fazer mudas de rosa sem complicação

As rosas são sinônimo de elegância e beleza no jardim. Seja em cores vibrantes ou…

2 dias ago

Cabelos grisalhos: 3 soluções leves para controlar frizz

Descubra 3 soluções leves para controlar frizz em cabelos grisalhos sem pesar nos fios. Dicas…

3 dias ago

Antúrios: 3 passos para multiplicar e deixar a casa mais charmosa

Veja 3 passos simples e eficazes para multiplicar antúrios e encher sua casa de charme…

4 dias ago

Química demais? Veja 3 cortes que disfarçam

Procedimentos químicos como alisamentos, colorações, descolorações e progressivas são recursos populares para transformar o visual…

5 dias ago

3 erros que impedem a peônia de abrir suas flores mais bonitas

Descubra os 3 erros que impedem a peônia de abrir suas flores e aprenda como…

6 dias ago
Publicidade