Desde que os celulares começaram a fazer parte do nosso cotidiano, constantemente procuramos formas para fazer elas durarem mais. Hoje principalmente para quem trabalha com um Smartphone, é necessário que a bateria dure tempo o suficiente para não te deixar na mão nos momentos que você mais precisa.
1. Fique atento nas atividades em segundo plano
Com a evolução dos aplicativos de celular, muitos deles acabam acumulando muitas funções em segundo plano. Por exemple, diversos dos softwares que utilizam a localização o tempo todos ou até os que fazem atualizações automáticas assim que são liberadas.
Não são todos os aplicativos que usam sua localização a todo momento ou precisam de uma atualização imediata, porém, os que executam esse tipo de ação sempre vão exigir um pouco mais da bateria do seu celular. Por isso, fique atento às atividades em segundo plano autorizadas pelo seu sistema e, desative aquelas desnecessárias para o seu dia a dia.
2. Evite cargas desnecessárias
Quando os celulares começaram a fazer parte das nossas vidas, a maioria das pessoas criou hábitos em relação ao carregamentos dos smartphones, seja carregar quando chega em casa, quando entra no carro, ou até deixar carregando a noite toda enquanto dorme. Porém, muitas das vezes que é carregado, a bateria do celular não está nem na metade da sua capacidade total, o que torna a carga desnecessária.
Esse tipo de carregamento torna a vida útil da bateria cada vez menor, fazendo que ele necessite de recargas cada mais frequentemente e até perca sua capacidade. Por isso, lembre de fazer as recargas do seu celular sempre quando a bateria estiver quase nos seus finalmentes, o recomendado pelas fabricantes é que as recargas sejam feitas apenas quando o número estiver entre 5% e 10%.
3. Aproveite o modo escuro do celular
O modo escuro reduz o brilho da tela tanto do PC quanto do celular e é um alternativa desenvolvida para diversos celulares. Trocando o fundo das telas de branco para preto, ele reduz a intensidade de luz gerada, o que ajuda no uso continuo, o que além de poupar a bateria, prejudica menos a sua visão.
A maioria dos aplicativos usados no dia a dia possui um modo noturno ou escuro nas configurações. E, algumas vezes no próprio sistema, assim como o iOS, que aplica o modo escuro automaticamente em todos os aplicativos caso a opção esteja ativas nas configurações do iPhone.
4. Controle o brilho da tela
O brilho da tela é um dos principais responsáveis pelo alto consumo da bateria do seu celular. Boa parte do tempo, usamos um intensidade no brilho da tela desnecessário para o ambiente, em lugares escuros ou com pouca luminosidade.
Considerando isso, procure manter o brilho da tela o mais baixo possível, ajuste para o mínimo mas que consiga ver o que tem na tela.
5. Use o modo de economia de energia
Uma dica é recorrer ao tão famoso modo de economia de energia. Com ele, o sistema faz um série de funções visando poupar a bateria do celular, como desligar a tela depois de um curto período sem atividades, reduzir o brilho, e até minimizar as animações.
No momento em que a função é ativada, algumas atividades em segundo plano também são suspensas. Porém, essa função aria de sistema para sistema.
6. Confira se todos os seus aplicativos são necessários
Ter um smartphone com um bom espaço de armazenamento é sinônimo de ter uma boa leva de aplicativos instalados na memória interna.
Além de ocupar um espaço desnecessário, mesmo que a capacidade seja enorme, o aplicativo pode ter funções em segundo plano, citadas anteriormente, que acabam gastando a energia do celular sem a mínima necessidade. Sendo assim, busque revisar todos os apps instalados e apague aqueles que não são necessários no dia a dia.
7. Diminua as notificações e vibrações
As notificações são outro mal para a bateria do celular ao longo do tempo. Começando pelo excesso de avisos, como mensagens do Whatsapp, as curtidas do Instagram, e-mail recebidos e até novas promoções do iFood. O ideal é deixar apenas as notificações que são realmente necessárias, como e-mails de clientes, despertadores ou lembretes cadastrados no smartphone.
Quando o aparelho está no modo silencioso, as notificações geram uma vibração, que, embora pequenas, quando chegam muitas notificações, a grande quantidade de vibrações gastam muito da bateria.
Veja também, Conheça o Pix parcelado
Os comentários estão encerrado.