Novo Lamborghini Countach – O retorno após 50 anos

Novo Lamborghini Countach LPI800-4
Novo Lamborghini Countach LPI800-4

O novo Lamborghini Countach LPI800-4 foi apresentado oficialmente no Concours d’Elegance em Pebble Beach, na Califórnia nessa sexta (13) e renasce após 50 anos, agora como um superesportivo híbrido. Vendido entre os anos 1970 e 1990, a versão moderna do clássico homônimo traz a conhecida silhueta e os traços de design retrô, mas com a identidade visual atual da montadora. A montadora confirmou que produzirá apenas 112 unidades a serem entregues no primeiro trimestre de 2022.

Os traços mais marcantes no modelo homenageado foram destacados no novo projeto, tais como o formato e a disposição dos faróis, as entradas de ar laterais e para o motor, o desenho das caixas de rodas e as saídas de escapamento. A traseira passa a impressão de robustez como no modelo setentista, realçada pelas grandes e largas rodas de 21 polegadas, agora calçadas com pneus Pirelli PZero Corsa. O catálogo de cores disponíveis tem tonalidades que remetem ao modelo original. A central multimídia de 8,4″ é semelhante ao do Sián e tem um botão chamado Stile que, ao ser acionado, apresenta um vídeo informativo sobre a história e processo criativo do Countach.

Diferente do modelo original, o novo Lamborghini Countach LPI800-4, tem motorização híbrida compartilhada com o Sían, o primeiro da montadora a usar essa tecnologia e que já apresentamos nesse post. Trata-se de uma motor 6.5 V12 de 780 cv de potência, associado ao sistema híbrido-leve de 48 volts e um supercapacitor no lugar das baterias convencionais. Dados da montadora justificam que esse sistema entrega três vezes mais potência do que um conjunto normal de baterias de íon-lítio. O motor elétrico adiciona 34 cv, totalizando  814 cv de potênica.

Dados oficiais indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e de 0 a 200 km/h em incríveis 8,6 segundos e a velocidade máxima é de 355 km/h. Em comparação, o último Countach lançado foi o L500 QV em 1985, tinha motor V12 5.2 de 455cv e chegava aos 295 km/h de velocidade máxima.

Siga-nos também no Facebook para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.

Os comentários estão encerrado.