Li Shufu é o magnata que comprou a Volvo da Ford em 2010 em uma negociação de US$ 1.8 bilhão formando a Zhejiang Geely Holding Group que também tem participação importante na Daimler AG, fabricante da Mercedez Benz.
A companhia entende que carros são um serviço e agora pretende avançar no nicho dos carros autônomos. A Reuters anunciou que a Volvo se prepara para uma ação junto a Nasdaq de Estocolmo visando o futuro do transporte, onde os carros fazem parte de uma rede eletrificada de serviços de mobilidade e estão conectados uns aos outros, gerando dados para novas oportunidades de negócios. O projeto prevê veículos por assinatura com vários serviços embarcados, como fazer pagamentos, através de software próprio.
Para tocar o projeto, é necessário desenvolver tecnologia de satélite, o que pode fazer a montadora enfrentar proibições dos Estados Unidos para a exportação desse tipo de tecnologia para a China, já que o gigante americano tem aumentado as restrições comerciais às empresas chinesas de tecnologia. A empresa planeja usar satélites de órbita baixa, alegando que a tecnologia deve ser capaz de posicionar e navegar um veículo autônomo com uma margem de erro de apenas alguns milímetros.
Li Shufu prega que deve haver uma integração global das empresas globais. “Podemos fazer negócios juntos e maximizar as sinergias dentro de uma indústria. É por isso que sou totalmente contra o corte de laços.”