Com o nome provisório WMC250EV, a super-moto elétrica é primeira criação da nova empresa White Motorcycle Concepts e deve bater o record de velocidade para motos elétricas.
Para atingir altas velocidades, a WMC250EV tem uma solução técnica que revoluciona o design e o desempenho do segmento. Chamado de V-Air, o túnel aerodinâmico fica sob o piloto, percorrendo todo o comprimento, do nariz à cauda, e pode reduzir o coeficiente do arrasto em até 70% quando comparado a Suzuki Hayabusa, uma referência em aerodinâmica de motos esportivas. Fabricado em fibra de carbono, o duto suporta a carroceria, barras e assento do piloto. Abaixo dele, um chassi de alumínio que funciona como um case para os componentes eletrônicos e baterias de íon-lítio.
Abaixo do V-Air, está o conjunto de motores elétricos, sendo dois de 20 kW na roda dianteira e outros dois com 30 kW na roda traseira. O conjunto chamado de D-Drive entrega potência combinada de 135 CV e deve ultrapassar os 335 CV na sua versão definitiva. O conjunto de baterias de íon-lítio tem 15 kWh de capacidade. Produzida numa mistura leve de carbono e alumínio, a supermoto elétrica pesa 300 kg.
Robert White, desenvolvedor do moto, explica: “De um modo geral, uma motocicleta é mais leve em alta velocidade do que estaticamente, porque sobe na suspensão e cria sustentação. Portanto, o que temos aqui é uma motocicleta que tem 70% menos arrasto. Quando começarmos a usá-la, teremos sensores lineares dianteiros e traseiros para monitorar as cargas das rodas e usar elementos aerodinâmicos dentro do duto para ajustar as cargas das rodas. ”
“A posição de pilotagem da WMC250EV é bastante radical, mas a altura do assento é a mesma de uma Yamaha R6. O que queremos é demonstrar que este conceito pode ser adotado no mundo real. Você precisa que o piloto e o centro de gravidade estejam altos o suficiente para permitir que o piloto vire a moto”