O logotipo de uma empresa é essencial na relação com o cliente pois cria uma conexão que pode ser o ponto chave para um negócio de sucesso. Isso ocorre pois o trabalho de divulgação da empresa é essencial para que ela se torne conhecida e conquiste clientes para seus produtos e serviços. É impossível fazer um bom trabalho de marketing e branding se a empresa não puder ser reconhecida. Para o cliente, o logotipo é a “cara” da marca e permite reconhê-la facilmente.
Conheça agora os detalhes dos por trás dos logotipos das marcas mais importantes do mundo automotivo:
Abarth
Essa é a divisão esportiva da Fiat e seu logotipo é um escorpião estilizado. O símbolo foi escolhido por remeter ao signo do fundador da marca, Karl Alberto Abarth.
Fundada em Bolonha em 1949, usou o maquinário remanescente do falida Cisitalia para seu primeiro lançamento, o 204A. Ficou mundialmente conhecida na década de 1960 com seu desempenho nas corridas de pista e montanha usando motores de 850cc .
Acura
Essa marca é a divisão de luxo da Honda. O logotopo é um compasso, que representa a precisão que a marca se compromete em ter.
Fundada em 1986 como ofensiva à criação da Lexus pela Toyota e Infiniti pela Nissan. Seu modelo mais icônico é o NSX, montado pela Honda e vendido pela Acura no mercado americano. Airton Senna, que na época corria usando motores Honda, participou efetivamente do desenvolvimento do carro.
Alfa Romeo
A logotipo da marca italiana tem do lado esquerdo uma cruz vermelha, que é da família real da cidade natal, e do lado direito, um dragão engolindo um homem. A inspiração, para essa parte, foi o brasão da Casa Visconti, que foi comandante da cidade milanesa até o século XV.
Sua história começa em 1906 com a fundação da Sociedade Italiana de Automóveis Darracq. Dedicou-se a fabricação de veículos militares e somente em 1923 foi lançado o modelo RL já com a marca Alfa Romeo. Em 1987 foi integrada ao grupo Fiat e fundiu-se com a Lancia.
Aston Martin
O logo atual possui asas que sugerem velocidade e três cores, sendo preto, verde e branco. Elas indicam qualidades como elegância, prestígio, originalidade, excelência e cuidado ambiental.
Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford em Londres, Inglaterra. Um ano depois o nome Bamford&Martin mudou para Aston Martin depois da dupla usar um modelo da marca na corrida de Aston Clinton.
Audi
As argolas entrelaçadas representam a união das quatro marcas que formam a Audi Union, que são Audi, DKW, Horch e Wanderer.
Fundada em 1910 por August Rorch, seu logo foi criado em 1932 na fusão das 4 empresas. Em 1965 a montadora foi incorporada à Volkswagem. Na década e 1980 teve grande sucesso nas provas de rally com o Audi Quattro de tração integral.
BMW
O logotipo foi criado em 1917, a partir da renomeação da fabricante de motores de aviões Rapp Motorenwerke, sediada em Munique, na Alemanha. A sigla BMW significa Bayerische Motoren Werke (Fábrica Bávara de Motores). O logotipo tem padrão azul e branco quadriculado no centro. As cores azul e branco representam o estado alemão da Baviera. Durante anos, o logotipo foi interpretado como uma hélice giratória devido a um anúncio publicado pela marca em 1929.
Fundada em 1916, inicialmente produzindo motores para aviões, teve sua trajetória mudada após o Tratado de Versailles que proibia a construção desses motores. Começou então a produzir motocicletas e posteriormente automóveis. O primeiro lançamento foi o 3/15.
Bentley
O logotipo mistura a letra inicial da marca com asas, que representam a paixão do fundador, Walter Owen Bentley, pela própria empresa e pela aviação. O círculo com asas da Bentley parece óbvio, mas não é. O mais interessante é que, enquanto o B de Bentley é fixo, o número de penas das asas e as cores usadas variam dependendo do modelo.
Fundada por Walter Owen Bentley em 1919, ficou conhecida por ganhar as 24 horas de Le Mans nos anos de 1924, 1927, 1928, 1929 e 1930. Foi integrada à Rolls Royce de 1931 a 1980, quando passou a fazer parte do Grupo Volkswagen.
Bugatti
O logotipo da marca representa poder e excelência. Existem 60 pontos na borda e eles representam pérolas. E o símbolo preto é formado pelas iniciais do fundador da marca, Ettore Bugatti.
Fundada em 1909 por Ettore Bugatti na cidade de Molshein, Alsácia, França, ficou mundialmente conhecida com o lançamento das 150 unidades do EB110. O modelo foi uma comemoração aos 110 anos da nascimento do fundados da marca. Sob a tutela da Volkswagen, já lançou os icônicos superesportivos Veyron e Chiron.
Cadillac
O emblema da Cadillac faz menção ao brasão do explorador francês Antoine de la Mothe, sieur de Cadillac, fundador da cidade de Detroit, em 1701. Dizem que ele é um dos ancestrais do fundador da Cadillac, Henry Leland.
Fundada em 1902 por Henry Martyn Leland com restos de Henry Ford, o que gerou disputas financeiras com banqueiros. Depois disso a Ford acabou desistindo da briga e a Cadillac se tornou símbolo de luxo automotivo
Cherry
Apesar de parecer apenas a letra “A” dentro de um círculo estilizado, o logo da Chery é a sigla CAC, que significa Chery Automobile Corporation (Corporação Automobilística Chery). Além disso, o “A” é desenhado de forma a parecer o caractere japonês 人, que significa “pessoa”. As letras “C” são posicionadas de forma cuidadosa para passarem a ideia de um desenvolvimento infinito. A produção de veículos começou com um pedido de taxis feito pelo governo local.
Fundada pelo governo chinês em 1997 com a intenção de estimular a economia da região de Wuhu, começou produzindo brinquedos e jogos infantis. O primeiro modelo lançado foi o Cherry QQ
Chevrolet
Nem todos os logotipos têm uma grande história por trás. O logotipo da Chevrolet tem várias teorias sobre o que ele significa ou qual é a sua origem. Certa vez, o cofundador da marca, William C. Durant, afirmou que se inspirou no design de um papel de parede de um hotel em Paris. Sua filha, por outro lado, afirma que o design foi elaborado pelo pai durante um jantar de família. Uma terceira teoria remete às origens de Louis Chevrolet. Filho de franceses, mas nascido na Suíça, ele pode ter se inspirado na bandeira do seu país de origem.
Fundada em 1911 de forma curiosa. William Durant, fundador do General Motors, convidou o piloto Louis Chevrolet para pilotar um dois protótipos montados para as pistas. Após isso os dois se associaram e fundaram a Chevrolet. O primeiro lançamento foi o Classic-Six
Citroen
O logotipo da marca são suas letras “V” invertidas. Elas significam “double chevron”, que é o termo usado para descrever a engrenagem helicoidal. Ela é uma característica dessa montadora.
A história da marca começa com André Citroen, engenheiro e fundador, construindo armamentos para a França na Primeira Guerra Mundial. A produção automobilística começou com o Type A em 1919.
Corvette
O logo da Corvette remete à história da Chevrolet. A gravata-borboleta é a mesma presente nos carros da Chevrolet. Já a flor-de-lis, como forte símbolo francês, remete à origem da família Chevrolet. A bandeira quadriculada da esquerda do emblema é uma referência às corridas de carros.
A marca foi fundada pela Chevrolet em 1953, como ofensiva à Ford que encabeçava as vendas na América do Norte. O Primeiro Corvette tinha design bem diferente para os padrões americanos da época, pequeno, baixo e com visual limpo.
Ferrari
Fran’acesco Baracca, famoso piloto de avião e herói italiano na Primeira Guerra Mundial que morreu em 1918, tinha o cavalinho no painel de seu avião. Em 1923, Enzo Ferrari conheceu os pais de Baracca. No encontro, Paulina, a mãe do herói de guerra, disse para o engenheiro que colocasse o cavalinho em seus carros, que isso lhe traria boa sorte. Enzo atendeu ao pedido e adicionou o amarelo no fundo como referência à sua terra natal de Modena. No topo, as cores verde, branco e vermelho representam a bandeira italiana e, na parte de baixo, as letras S e F significam Scuderia Ferrari.
Fundada em 1929 em Maranello, Itália, por Enzo Ferrari. Começou como Scuderia Ferrari patrocinando pilotos e carros de corrida. Somente em 1946 produziu seu primeiro modelo, a Ferrari 125S com motor V12.
Ford
O selo da Ford não tem nenhuma história confirmada sobre sua origem, apenas o nome, que segue a caligrafia de seu fundador, Henry Ford. No entanto, Jan Valentic, VP de Marketing Global da marca, falou em depoimento uma vez sobre a força do logo: “o formato oval da Ford é um símbolo poderoso, conhecido por todo mundo como um ícone da companhia que coloca o mundo sobre rodas. Nesse próximo século, queremos deixar claro que este é o símbolo que será líder da indústria em três vertentes: ótimos produtos, um negócio forte e um mundo melhor.”
Fundada por Henry Ford em 1903, mudou os rumos da indústria automobilística com a introdução da primeira linha de montagem em Dearborn, EUA, para a fabricação do Modelo T.
Hyundai
Além de ser uma letra “H”, a inicial da montadora, representantes da marca afirmam que o logotipo também mostra duas pessoas, o consumidor e a companhia, unidos em um aperto de mão. O objetivo é passar a ideia de respeito e confiança de ambas as partes.
A Hyundai Enginering and Construction co. foi fundada em 1947 por Chung Ju-Young na Coréia do Sul. Em 1967 passou a ser Hyundai Motor Co. O primeiro lançamento é de 1974 e se chama Pony.
Jaguar
Além de dar nome à companhia, o jaguar é o seu animal símbolo. Foi escolhido para representar os valores que a montadora busca atingir: graça, elegância, performance, poder e ambição de seguir sempre em frente.
Fundada em 1922 por William Lyons e William Walmsley como Swallow Sidecar Company. A nome Jaguar foi usado pela primeira vez no Modelo SS em 1935. Foi comprada pela Ford em 1989 e depois comprada pela Tata em 2008, junto com a Land Rover. Dessa fusão, nasceu a atual Jaguar Land Rover. O primeiro modelo produzido foi o SS Jaguar.
Lotus
O emblema da Lotus apresenta as iniciais de seu fundador, Anthony Colin Bruce Chapman, dentro de um triângulo verde – semelhante a uma palheta de violão, que está inserido em um círculo amarelo. O verde foi escolhido para fazer referência a cor dos carros de corrida britânicos em sua época, enquanto o amarelo representa os dias ensolarados que o fundador esperava para sua montadora.
Fundada pelo engenheiro Colin Chapman em 1952. Apenas 2 anos depois, se dividiu e criou o braço Team Lotus para participar das corridas de Formula 1. Já em 1959 foi criado o Grupo Lotus, formado por Lotus Cars Limited e Lotus Components Limited. O primeiro modelo produzido foi o Lotus MK I.
Maserati
O logotipo foi criado por um dos 4 irmãos, o artista Mario Maserati. O icônico tridente é inspirado na estátua do deus romano Netuno de Giambologna, localizada na Piazza Maggiore, uma das praças mais importantes de Bolonha. As cores azul e vermelho representam as cores da cidade.
Fundada em dezembro de 1914 em Bolonha, Itália, como Officine Alfieri Maserati pelos irmãos Ettore e Ernesto. Produzia carros de competição e em 1937 a Familia Orsi assumiu a gestão da empresa, levando a sede para Modena, Itália. O movimento uma ofensiva á entrada de Mercedes-Benz e Audi nas competições. O primeiro modelo lançado foi o Tipo 26.
Mercedes-Benz
O símbolo original da Daimler (o nome – feminino – Mercedes viria só depois de algum tempo), faz uma alusão aos três campos de uso dos motores fabricados inicialmente pela empresa: céu, terra e mar.
Fundada em 1924, é resultado da fusão entre a Benz & Cie e a Daimler-Motoren-Gesellschaft. É a mais antiga empresa de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo. Hoje produz automóveis, caminhões e os seus próprios motores.
Mitsubishi
O logo da montadora é a união entre os emblemas da família Yataro Iwasaki e Yamanouchi, do clã Tosa. Iwasaki é o fundador da Mitsubishi e seu emblema representava três folhas de castanheiras empilhadas, enquanto o logo Yamanouchi representava três folhas de carvalho em formato de estrela.
Fundada como uma empresa naval, a Mitsukawa explorava a rota comercial entre China e Rússia a bordo de três barcos a vapor. Com a idealização do quarta presidente da emprsa, neto do fundador, em 1917 nasce a Mitsubishi Motors. O primeiro a sair da linha de produção foi o Model A e depois o PX33.
Pontiac
O Chefe Pontiac foi um líder indígena americano dos Ottowa. Ele ficou famoso pelo seu envolvimento na “Rebelião Pontiac” contra os britânicos na década de 1760. O índio serviu de inspiração para o nome e o logo da marca. Hoje, o emblema da Pontiac representa a ponta de uma flecha conhecida como “The Pontiac Dart” (O dardo da Pontiac, em tradução livre).
Fundada pela General Motors com a intenção de oferecer desempenho e baixo custo, com modelos 6 cilindros ao preço dos 4 cilindros da época. O primeiro modelo lançado foi o Pontiac 6-27. Logo depois chega um modelo com motor 8 cilindros em linha, mais barato que os V8.
Porsche
O que todos acham que é um cavalo empinado com o da Ferrari, na verdade é uma égua, símbolo da cidade sede da marca, Stuttgart. O significado é um tributo à região da Alemanha onde a montadora nasceu. Já as cores são as que representam a região de Württenberg.
Fundada pelo pai Ferdinand Porsche, que já tinha experiências em outras fábricas, e o filho Ferry Porsche. Em 1934 Ferdinand criou o Volkswagen Fusca e em 1948 o primeiro Porsche, o 356, usava a mesma base mecânica.
Subaru
As seis estrelas presentes no logo representam o aglomerado de estrelas Pleiades, da constelação Taurus. O próprio nome Subaru significa “as seis estrelas Pleiades”, em japonês. A estrela maior representa a empresa mãe da Subaru, a Fuji Heavy Industries, e as demais cinco estrelas representam as empresas que se uniram para a criação da Subaru.
Fundada em 1953, é uma das primeiras empresas automobilísticas em operação no Japão e seu nome significa o grupo de estrelas presente no logotipo. O primeiro lançamento foi o P-1 de 1954.
Tesla
O simbolo da Tesla é, obviamente, um “T” estilizado, mas algumas teorias oferecem nova luz sobre o logotipo de Elon Musk. Algumas pessoas afirmam que o “T” se assemelha a um dos polos de uma bateria elétrica, um pedaço das bobinas de Nikola Tesla (inventor tido como um dos maiores inovadores na área da eletrotécnica, falecido em 1943) ou até o nariz de um gato. Nada é confirmado além do formato de um T de Tesla.
Fundada em 2003 com o objetivo claro de mostrar ao mundo ser possível produzir veículos totalmente elétricos de alto desempenho e autonomia, nasceu em São Francisco, Califórnia. Elon Musk é um dos integrante do grupo de engenheiros visionários que idealizaram a empresa. O primeiro lançamento foi o Roadster em 2008.
Toyota
Além das formas ovais do logo da Toyota formarem uma letra “T”, as duas partes que se encontram dentro do círculo representam o coração do consumidor e do produtos, ambos entrelaçados. O parte oval de fora é o mundo abraçando a marca. Além disso, os espaços em branco do emblema representam as sílabas presentes na palavra “Toyota”, em japonês.
A história começa em 1907 com Sakichi Toyoda ineugurando a Toyoda Loom Works, com capital de apenas 1 milhão de ienes e atuando na fabricação de teares. Em 1937 o seu filho Kiichiro produz o primeiro protótipo de automóvel e estabelece as bases para fundar a Toyota Motor Company Ltd.