A VW revelou a nova Multival T7, sucessora da Kombi, usando a plataforma MQB e pela primeira vez a montadora oferece uma versão híbrada plg-in entre seus veículos comerciais. Descontinuada no Brasil em 2013 por não mais se adequar a nossa legislação, que passou a exigir airbags frontais e freios ABS, a Kombi se manteve no mercado europeu. A história teve continuidade com o nome Transporter e posteriormente a versão moderna foi lançada como Multivan.
Considerando a Kombi T1 de 1950, a sétima geração representada pela nova Multivan T7, é ligeiramente maior do que a geração anterior. Entretanto, com aproveitamento de espaço otimizado, chega a 4.053lt disponíveis no bagageiro com seus bancos rebatidos, reflexo da plataforma compartilhada com Taos, Jetta e Tiguan AllSpace.
Externamente, o modelo se destaca pelo porte mais próximo de um veículo de passeio, com destaques para os faróis mais afilados que se estendem através das luzes diurnas de LED pela grade, frisos cromados que atravessam as laterais interligando os faróis às lanternas, que agora tem design horizontal e invadadem a tampa traseira. As tradicionais portas corrediças continuam lá e a pintura estilo “saia e blusa” é uma clara homenagem à primeira geração de 1950.
Internamente, o estilo é minimalista, trazendo luz ambiente, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10”, head-up display com projeção de informações no para-brisa. Na parte traseira, sistema modular de bancos com a segunda fileira podendo girar 180 graus, criando um ambiente de interação para os passageiros. A mesa entre os dois bancos também é modular e pode deslizar para trás ou para frente. Além disso, teto solar panorâmico e rodas de 19 polegadas, faróis IQ.Light, farol-alto automático, portas USB para carregamento de celular e sistema de som Harmon Kardon com 14 alto-falantes e 840 watts de potência.
São 34 assistentes relacionados a segurança, conforto e assistência e que incluem controlador de velocidade adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, entre outros. O sistema We Connect Plus é gratuito por três anos e tem a disposição diversos serviços que vão desde assistência em caso de avaria, até serviços conectados com GPS informando em tempo real as condições de trânsito.
A nova motorização é chamada de eHybrid, formada pelo motor 1.4 TSI de 150 cv e um elétrico de 85 Kw, que combinados geram 218 cv de potência. A bateria de íon de lítio de 13 kWh instalada sob o piso e trabalha junto com o câmbio automatizado de dupla embreagem de 6 marchas. A Volkswagen não divulgou dados de velocidade ou autonomia com o uso do motor elétrico, mas adianta que a Multivan T7 pode rodar por trajetos curtos no modo 100% elétrico.