A Toyota Tundra é exclusiva para os Estados Unidos, assim como a irmã Tacoma. Por lá ela tem a difícil missão de bater de frente com Chevrolet Silverado, Ford F-150 e Ram 1500. Na tentativa de virar a mesa, chega renovada e até mesmo com a opção de um motor V6 turbo híbrido.
A picape é montada sobre uma nova plataforma TNGA-F que já estreou na nova geração do Land Cruiser. Com ela, a Tundra tende a mudar completamente sua dinâmica em relação ao modelo anterior. O modelo quebra a tradição de não acomodar um grande motor V8, o que acontecia desde a Toyota T100 de 1997. Para isso, as versões mais caras da linha usam um motor elétrico na transmissão automática de 10 marchas, trabalhando em conjunto com o V6 biturbo de 394 cv e 66,2 kgfm, elevando a potência e o torque para 443 cv e 80,5 kgfm, respectivamente.
A picape chega com as versões Double Cab e CrewMax, apenas em cabine dupla. A CrewMax foca no espaço dentro do carro, com uma cabine maior e uma caçamba de 1,67 metro de comprimento. Já o Double Cab traz uma cabine dupla em um tamanho menor, mas com a caçamba de 1,98 metro, subindo para 2,46 m como opcional.
Internamente, a Tundra é recheada de tecnologia. A configuração mais básica traz uma tela de 8 polegadas, enquanto as mais caras, um impressionante display de 14″ com Android Auto e Apple CarPlay de série e dependendo da versão, tem integração com Amazon Music e Apple Podcasts.
A versão da Tundra já oferece uma capacidade de carga de 880 kg e de reboque de 5.443 kg. Porém, mesmo tendo a maior potência e torque da categoria, perde para as concorrentes diretas Ford F-150 que pode carregar 1.011 kg e puxar 6.350 kg, Chevrolet Silverado 1500 que carrega 1.034 kg e puxa 6.033 kg e Ram 1500 que carrega 1.052 kg e puxa 5.783 kg.