Caminhão Volvo desenvolvido no Brasil esbanja tecnologia

Volvo Efficiency Concept Truck
Volvo Efficiency Concept Truck

O Volvo Efficiency Concept Truck foi desenvolvido em parceria com Randon, Hyva e Continental

O novo caminhão da Volvo é focado na eficiência e foi desenvolvido pelo time brasileiro, em conjunto com a Randon, que fez o implemento, a Hyva, que é responsável pelo sistema hidráulico de báscula e a Continental, que projetou e fabricou os pneus.

Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil: “A Volvo é uma marca focada em inovação. O Volvo Efficiency Concept Truck é um laboratório sobre rodas, onde vamos testar tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro. Esse é o primeiro caminhão-conceito construído no Brasil, para a realidade do transporte que temos aqui”

As diferenças para a linha FH tradicional começam no visual. O Volvo Efficiency Concept Truck é visivelmente mais baixo, com cabine mais longa e com defletores de ar com o dobro do tamanho dos tradicionais. São artifícios de design que diminuem a resistencia ao ar, melhorado o consumo de combustível. Não há nem mesmo retrovisores externos, que foram substituidos por um sistema de câmeras, com as imagens reproduzidas para o motorista em telas, que inclusive diminuem os pontos cegos.

O motor Volvo de 13 litros sofreu várias melhorias, incorporando a tecnlogia I-Save, com pistões redesenhados que melhoram a queima de combustível, além de novo sistema de turbocompressor. Ele proporciona torque extra em rotações mais baixas quando em velocidade de cruzeiro, o que também melhora o consumo de combustível. Ao invés de 3 filtros de óleo, o novo modelo usa apenas dois, que em conjunto com o novo óleo VDS5, menos viscoso, ajudam na redução de consumo. Outra inovação é o uso de painés de energia solar, que abastecem os componentes eletrônicos e aumentam a vida útil das baterias.

Ao invés de 34 pneus, normalmente usando nesse tipo de composição, o Volvo Efficiency Concept Truck usa apenas 22 pneus 319/70 R22,5 desenvolvidos especialmente para ele. Renato Martins, head of key account management da Continental Pneus Mercosul: “A solução digital da Continental vai ao encontro das principais metas do Efficiency Concept Truck, da Volvo. Com o monitoramento da pressão e da temperatura os pneus estão menos suscetíveis a danos que podem vir a causar acidentes ou paradas durante o trajeto”