Toyota bZ4X Concept – o primeiro elétrico da marca

TOYOTA bZ4X CONCEPT
TOYOTA bZ4X CONCEPT

Pioneira dos híbridos, montadora agora foca numa grande linha de elétricos

O Toyota bZ4X Concept é o primeiro dos sete modelos da nova linha “bZ”, e um dos quinze modelos elétricos planejados pela montadora para os próximos anos. Com larga experiência e pioneira no segmento dos híbridos, com o lançamento do Prius em 1997, agora o foco total é nos elétricos. Para isso, a Toyota criou a submarca bZ (beyond zero) e uma nova plataforma e-TNGA para desenvolver o bZ4X Concept.

Lisa Materazzo, vice-presidente de grupo de Marketing da Toyota, disse: “Aproximadamente do tamanho de um RAV4,  ele estará bem posicionado no mercado. E a melhor parte é que é um Toyota, com a qualidade, durabilidade e confiabilidade lendárias que nossos clientes esperam.”

O Toyota bZ4X Concept chega com bateria e 71,4kWa que entrega até 450km de autonomia. De acordo com o montadora, essa bateria será capaz de chegar aos 10 anos de uso ainda com 90% de capacidade de armazenamento, graças a um novo sistema de resfriamento das células. Ela é mais fina, mantendo ao centro de gravidade mais baixo e auxiliando de desempenho dinâmico do veículo. Além disso, aumenta o espaço interno e a rigidez da carroceria.

Como opcional, há um painel solar que capta energia e gera eletricidade para recarregar a bateria. A Toyota calcula que o painel pode acumular energia suficiente para rodar 1.800 quilômetros ao longo de um ano. A bateria pode ser recarregada em até 80% em cerca de 30 minutos com um sistema de carga rápida de 150 kW.

Uma das opção de motorização tem tração dianteira e oferece 201cv de potência e 27kgfm de torque, fazendo o 0-100km/h em 8,4 segundos. A plataforma é focada em veículos 4×4 e foi desenvolvida em conjunto com Subaru, o que facilita a construção da opção com tração integral equipada com um motor para cada eixo que entrega 215cv de potência e 34,3 kgfm de torque, com 0-100km/h em 7,7 segundos.

Externamente, o design do Toyota bZ4X tem traços retos e vincos ao longo da carroceria, com o para-choque avançando sobre o espaço que seria da grade frontal, inútil num elétrico. Os faróis são afilados, as caixas de roda tem cor diferente da carroceria, as rodas de 20 polegadas tem pintura preta, as lanternas são conectadas por uma barra de iluminação em LED e avançam pela lateral da carroceria.

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