O Renault Clio V6 é um legitimo Hot Hatch do inicio dos anos 2000.
A receita do Renault Clio V6 é “simples”, basta tirar o banco traseiro de um pacato Renault Clio e acrescentar um bom motor de seis cilidros em V em posição central, além de acoplar uma tração traseira. Mas há muito mais do que isso nesse projeto.
A Renault precisava promover a recém chegada segunda geração do carro, e foi por isso que criou um campeonato monomarca, a Clio Trophy, que teve etapas entre os anos de 1999 e 2003.
Em primeiro lugar, a TWR (Tom Walkinshaw Racing) usou como base do projeto um Clio 2 portas original, substituindo todos os painéis de carroceria por um kit mais largo.
Em segundo lugar, o motor usado no Renault Clio V6 foi o do Renault Laguna, um V6 de 2,9lt que rendia 289cv e 31,3 kgmf em posição central. Bingo!!! Nasce um carro de competição, que pouco tempo depois viraria um mito das ruas.
Adaptação para as ruas
A Renault precisou adaptar o modelo para as ruas, e por isso diminui a potência do Renault Clio V6 “apenas” 230cv e 30,5kgfm. Mesmo assim, ele acelerava de 0-100km/h em 6,4s usando um câmbio de 6 marchas e girando até 7100rpm.
Tinha suspensão exclusiva, interior em Couro Alcântara, isolamento acústico e vidros escurecidos, dentre outras adaptações para rodar nas ruas, essa combinação é o que faz ele ter esse visual racing.
Ele não era extremamente rápido, mas a experiência proporcionada pelo ronco do V6 logo atrás do motorista era incrível. Além disso a agilidade nas curvas era divertida, por causa da suspensão vinda das pistas.
As fases do modelo
A história do Renault Clio V6 se divide em 2 fases, que explicamos a seguir:
Na Fase 1, de 2001 a 2003, a TRW fabricou os 159 carros usados em competição e outros 1513 para uso na rua, dos quais 159 saíram com volante do lado direito.
Na fase 2, de 2003 a 2005, a própria Renault fabricou os 1309 modelos na fábrica de Dieppe.
Nessa fase, sofreu um facelift externo, ganhou rodas maiores de 19 polegadas, novo chassi e eixos mais largos.
Com novos pistões e nova admissão, a potência subiu para 255cv e o 0-100km/h baixou para 5,8s e batendo os 246km/h.
Um leilão na Europa em 2020 vendeu um modelo da Fase 1 com apenas 3389km rodados, pelo valor de 62.000 libras. Isso prova que o modelo só valoriza com o tempo, se tornando cada vez mais exclusivo.
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