Taycan é o modelo superesportivo 100% elétrico da Porsche. Antes de mais nada, até pouco tempo quando se falava em esportivo elétrico os modelos Tesla vinham a cabeça primeiro. Porém a Porsche foi além, e criou um um carro incrível, que não gasta uma gota sequer de combustível fóssil.
Motores e baterias de um superesportivo 100% elétrico
Com experiência adquirida com o modelo de corrida 919 Hybrid, além de modelos híbridos plug-in, a Porsche focou no desenvolvimento dos motores elétricos e das baterias.
O Taycan usa uma dupla de motores sincronizados desenvolvidos pela Marelli, o que resulta em maior potência e menores dimensões e peso. O traseiro tem 335Kw (455cv) e o dianteiro 190Kw (258cv). A potência que chega nas rodas é de 625cv, chegando aos 761cv no Overboost, bem como os incríveis 107,1kgfm com tração integral nas 4 rodas. Para transmitir essa potência para o solo, as rodas são de 21 polegadas usando largos pneus 265/35 na dianteira e 305/30 na traseira.
De acordo com a Porsche, o Taycan Turbo S chega aos 100 km/h em 2,8 segundos e aos 200 km/h, em 9,8 segundos. A velocidade máxima é de 260 km/h, nada mal para um superesportivo 100% elétrico.
As baterias estão no assoalho, que reduzem o tamanho do conjunto, e contam com sistema de refrigeração líquida e cabos mais finos e com melhor dissipação de calor. Nesse sentido, o sistema conta com 1 radiador, três bombas, seis válvulas, dois ventiladores e dez sensores de temperatura, que interagem com o sistema de ar condicionado. Com os carregadores de 800 volts e 270Kw, a recarga com rapidez está garantida. Dessa forma a autonomia é de mais de 400km com uma carga completa.
Dados de desempenho da versão de entrada, a 4s
Preço básico: R$ 589.000
Motores: um dianteiro e um traseiro, elétricos síncronos com imã permanente
Potência: 258 + 456 cv = 625 cv (761 cv com overboost)
Torque: 40,8 + 56,1 kgfm = 107 kgfm
Câmbio: automático de duas marchas no motor traseiro, Direção: elétrica
Suspensões: duplo quadrilátero (d) e multi-link com 5 braços (t), amortecedores eletrônicos, barra antirrolagem ativa
Freios: carbocerâmica (d/t)
Tração: integral elétrica
Pneus: 265/35 R21 e 305/30 R21
Porta-malas: traseiro: 366 litros; dianteiro: 81 litros
Baterias: íons de lítio, 396 células, 723V, 93,4 kWh
Peso: 2.370 kg
0-100 km/h: 2s6
0-200 km/h: 9s3
Velocidade máxima: 260,4 km/h
Consumo cidade: 3,6 km/kWh
Consumo estrada: 3,4 km/kWh
Emissão de CO2: zero g/km
Autonomia: 388 km (oficial);
Por fim, para mais detalhes, visite o site oficial da Porsche no Brasil
Por último, para videos incríveis, acompanhe o canal oficial da Porsche no YouTube
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