Carros usados de luxo a preço de popular, ao invés de um zero kilômetro “comum”, é uma dúvida recorrente na hora de escolher um novo hóspede para nossa garagem. Devido a alta desvalorização desse tipo de carro nos primeiros anos, há excelentes negócios que podem elevar o nível de status da sua garagem. Nesse post separamos várias opções de carros que já foram topo de linha e objeto de desejo mas que hoje estão com tabela Fipe na faixa dos R$ 50.000,00
Land Rover Discovery 3 4×4 2009
Eis um SUV de respeito, um dos carros usados de luxo a preço de popular da nossa lista e com tabela Fipe de R$ 52.000,00. O Land Rover Discovery 3 nasceu na Inglaterra em 2004, e de acordo com o informativo de lançamento da montadora, o modelo teria “excepcional performance para vias pavimentadas e não pavimentadas, ao oferecer extraordinário espaço, conforto e flexibilidade para até sete adultos”.
Para isso, a montadora ofereceu três opções de motorização:
- V6 a gasolina de 4 litros, 24 válvulas, com 215 cv de potência e torque máximo de 37kgfm de torque
- V8 a gasolina de 4,4 litros, 32 válvulas, e desenvolve 299 cv de potência e 44 kgfm de torque
- V6 a diesel de 2,7 litros, 24 válvulas, 190 cv de potência e torque máximo de 45 kgfm de torque
Em acabamento, são duas versões para os motores V6 a gasolina (V6 S e V6 SE), três para os motores V6 diesel (TDV6 S, TDV6 SE e TDV6 HSE) e uma para o V8 (V8 HSE). Todos com suspensão pneumática, sistema Terrain Response, que gerencia e adapta a resposta do motor, câmbio e suspensão de acordo com o tipo de superfície por onde o veículo trafega. São cinco modos de condução pré-programados: normal (asfalto), piso escorregadio (neve/grama), lama, pedras e areia. Dependendo do modo selecionado, o Discovery altera a distribuição de frenagem, os controles de tração e estabilidade, além de acionar o controle de descida de declives, se for o caso.
Em termos de segurança, o dono desse Land Rover estará bem servido com os 10 air bags, freio de estacionamento eletrônico, assistência eletrônica dos freios (EBA e EBD), freios ABS de 4 canais, discos ventilados nas 4 rodas, DSC – Controle de Estabilidade Dinâmica e atenuador de rolagem (ARM). O motor V6 é acoplado a um câmbio automático de 6 velocidades fabricado pela ZF, com gerenciamento eletrônico e sistema Command Shift, que permite troca manual sequencial. Segundo a Land Rover, essa caixa dispensa troca de óleo.
Na hora das manutenções corretivas, a dificuldade é encontrar peças, pois como se trata de uma marca de baixo volume, são poucas as importadoras de peças que se arriscam a ter estoques de componentes. Até mesmo as concessionárias trabalham com quantidades baixas de peças de reposição em estoque.