Ford Focus Fastback 2015
Outra opção da Ford para nossos carros usados de luxo a preço de popular é o Focus Fastback 2015, com tabela Fipe de aproximadamente R$ 51.000,00. Essa reestilização chegou para que o modelo figurasse num nicho dominado por Toyota Corolla e o Honda Civic. Para isso, a Ford teve a brilhante idéia de trocar a descrição “sedã” por “fastback” no Brasil, acompanhando o facelift que saiu do mercado americano. Isso não mudou a cultura brasileira e o modelo sempre foi chamado de sedã por aqui.
“O Focus Fastback não é para os entusiastas, é para quem gosta de carro”, resumiu Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford na ocasião do lançamento, emendando que esse perfil corresponde a 25% a 35% dos consumidores brasileiros. Para ele, esse motorista vai desejar o Focus por causa do design, da esportividade e da tecnologia embarcada. Na prática, o sedã ficou mais bem equipado e continua amparado por motor de bom fôlego e suspensão muito acertada.
Debaixo do capô, não houve nenhuma revolução, já que o motor é o mesmo encontrado nas versões mais caras do Focus hatch e também no crossover compacto EcoSport Storm 4WD. Estamos falando do Duratec 2.0 bicombustível, quatro cilindros, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável e injeção direta de combustível. Ele entrega 176cv de potência quando abastecido com gasolina e 178cv com etanol, a 6.500 rpm. Já o torque é de 21,5 kgfm e 22,5 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, com 88% dessa força já está disponível a partir de 2.750 rpm. O 0-100 km/h fica em 9,2 segundos e a velocidade máxima de 206 km/h. O consumo aproximado é de 9,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina. O câmbio é o Powershift de dupla embreagem, 6 velocidades e paddle shifts atrás do volante, que apesar das críticas e das falhas constantes, é bom aliado do motor 2.0 flex e também não faz feio quando o assunto é desempenho, entregando respostas rápidas conforme o necessário.
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.