Alfa Romeo Tonale 2023, o primeiro SUV híbrido da marca

Alfa Romeo Tonale 2023
Alfa Romeo Tonale 2023

O Alfa Romeo Tonale que foi apresentado como caro conceito em 2019, agora é lançado oficialmente em versão de produção como modelo 2023. Ele é o produto estratégico dentro do plano de crescimento da Alfa Romeo, que visa bater de frente com os concorrentes elétricos alemães, além de compor a linha de SUV´s com o Stelvio, lançado em 2016.

O que faz do Alfa Romeo Tonale um produto estratégico é o seu conjunto mecânico híbrido do tipo plug-in, tornando-o o primeiro veículo da marca equipado com eletrificação. O conjunto é o mesmo usado no Jeep Compass 4xe, formado pelo motor 1.3 turbo movido a gasolina associado a um propulsor elétrico de 122 cv instalado no eixo traseiro. A potência combinada é de 275 cv, e a de 15,5 kWh promete autonomia de 48 km apenas no modo elétrico. O câmbio é sempre automático de 6 marchas.

Há outra opção, o motor 2.0 turbo a gasolina com 260 cv e 40,8 kgfm de torque com câmbio automático de 9 marchas. O modelo sai da fábrica de Pomigliano d’Arco, em Nápoles, na Itália, e tem 3 versões de acabamento: Sprint, Ti e Veloce.

Externamente, o SUV carrega a inconfundível identidade visual da montadora italiana, com o tradicional escudo com logotipo em destaque. Os faróis em LEDs são afilados e formam um conjunto de três elementos. Na parte traseira, as lanternas usam o mesma identidade visual dos faróis, formando um conjunto belo e harmonioso. O modelo tem 4,53 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,60 m de altura.

Internamente, o quadro de instrumentos digital tem 12,3 polegadas. Já o sistema de entretenimento tem tela de 10,25 polegadas, roda o sistema Uconnect 5, suporta  atualizações over-the-air, tem conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de suporte para comunicação Alexa casa-carro e carro-casa com dispositivos inteligentes.

Como itens de segurança, destaque para o piloto automático adaptativo, além de aviso de colisão frontal com frenagem de emergência automática e detecção de pedestres, assistência de manutenção da pista, monitoramento de pontos cegos e detecção de tráfego cruzado traseiro. Como opcional, interessados poderão adicionar tecnologia de condução autônoma de nível 2 com recursos como assistência de engarrafamento.

O Alfa Romeo Tonale tem uma novidade tecnológica importante, que é o sistema NFT. Cada veículo produzido é equipado com um token que registrará informações do veículo. A montadora pode atualizar o dispositivo com serviços ou manutenção, criando um registro digital com o histórico do veículo, de modo a garantir a procedência e aumentar o valor de revenda. O dono assume o NFT ao comprar o Tonale, e decide se deve ou não aderir ao sistema se quiser.

Neste post, conheça os prós e os contras da nova Chevrolet S10 Z71

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.