Carros

Ayrton Senna testando 12 carros nacionais

Ayrton Senna e os 12 carros testados - Larangeira e Saulo Mazzoni de Quatro Rodas
Ayrton Senna e os 12 carros testados – Larangeira e Saulo Mazzoni de Quatro Rodas

Ayrton Senna da Silva, o ícone brasileiro do automobilismo que nos deixou à 27 anos atrás. Lembrar dele no dia 1º de maio é inevitável, e nesse post vamos celebrar nosso ídolo relembrando uma reportagem feita pela Revista Quatro Rodas.

Ayrton tinha 24 anos quando estreou na Fórmula 1, em 1984, e pouco antes de fazer aniversário, testou 12 carros nacionais no autódromo de Interlagos para a Revista Quatro Rodas.

Entre uma avaliação e outra, conferiu o desempenho de cada automóvel, repassou suas notas nos 14 itens e, claro, falou sobre a primeira temporada na F-1, que estava prestes a começar pela Toleman-Hart. “Não esperem vitórias. Se eu conseguir um quinto ou sexto lugar, já poderei me considerar realizado”, afirmou. Mas Ayrton conseguiu muito mais que isso. Já em sua sexta prova na categoria, em Mônaco, ficou em segundo lugar. Na Inglaterra e em Portugal, terminou em terceiro. Seu talento foi logo reconhecido e, no ano seguinte, estava pilotando pela escuderia Lotus. A partir daí, todo mundo já sabe: numa das trajetórias mais gloriosas da F-1, sagrou-se tricampeão pela McLaren e transformou-se em mito do automobilismo mundial.

A Revista Quatro Rodas tinha tradição em ter personalidades da F-1 para testar os carros brasileiros. Jackie Stewart foi o primeiro, em 1970. Um ano depois, Collin Chapman, dono da Lotus, e Emerson Fittipaldi toparam o desafio. Em 1975, Emerson repetiria a dose e, em 1978, foi a vez de Jody Scheckter, que ganharia o título do ano seguinte. Para Ayrton Senna, dirigir 12 modelos poucos dias antes de  alinhar pela primeira vez no grid da F-1, em Jacarepaguá (RJ), foi um esquenta para a temporada que viria.

Senna com o jornalisra Roberto Ferreira, rigor nas notas - Claudio Laranjeira e Saulo Mazzoni de Quatro Rodas
Ayrton Senna com o jornalisra Roberto Ferreira, rigor nas notas – Claudio Laranjeira e Saulo Mazzoni de Quatro Rodas
Clique em PRÓXIMO e veja mais

Deixe uma resposta