Hyundai Santa Cruz 2022 já roda nos EUA

Publicidade
Hyundai Santa Cruz 2022
Hyundai Santa Cruz 2022

A picape Hyundai Santa cruz já foi tema por aqui no mês passado, quando trouxemos o teaser e as primeiras informações oficiais da montadora. Agora que ela já roda nos EUA, vamos conhecer seus detalhes.

Um picape não é exatamente o que pensamos quando se fala em Hyundai, e é exatamente isso que a montadora pretende mudar com esse lançamento.

De acordo com a montadora, o projeto parte do conceito SAV, que seria um Veículo de Aventura Esportiva. O conceito atende pessoas urbanas mas que curtem viajar para o campo, praia ou interior.

“Muitos desses clientes carregam equipamentos que cabem melhor em uma picape do que em um SUV. Eles querem transporte versátil e igualmente flexível. Ao mesmo tempo, esses clientes valorizam a utilidade de um SUV compacto”, justificou a companhia.

Em dimensões, a Hyundai Santa Cruz pretende ser uma opção mais urbana ao que o mercado norte-americano oferece. Por aqui, é inevitável a comparação com as medidas da Fiat Toro, já que é ela a opção para as nossas picapes médias como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux. Em comprimento, a Hyundai Santa Cruz tem 27 mm a mais que a nossa Toro. Na largura, 61 mm a mais, assim como os 15 mm no entre-eixos – só é mais baixa, com 49 mm a menos. São medidas próximas ao que deveremos ver em breve na Ford Maverick, picape que concorrerá com a Santa Cruz no mercado norte-americano e será vendida no Brasil em 2022.

Publicidade

Externamente o que mais chama a atenção é a frente da picape, que trouxe o mesmo conceito inovador do irmão Tucson. Os faróis estão integrados à grade tridimencional e quando apagados ficam totalmente camuflados. Com linhas retas no para-choque, vincos no capô e luzes de neblina recuadas nas extremidades, forma-se uma frente com personalidade

A caçamba é outro ponto alto da Hyundai Santa Cruz, que fechada, mede 122,9 cm e chega a 132,3 cm com a tampa abaixada. O compartimento também conta com santantônio embutido, suavizando a transição para a coluna C e ainda uma espécie de porta-malas sob o assoalho da caçamba. A tampa traseira tem o nome em baixo relevo e as lanternas invadem a peça. Na lateral os apliques nas caixas de rodas fazem conjunto com as rodas 20 de polegadas.

Internamente a picape é menos impactante que por fora. Ao centro, um sistema multimídia com tela de 10″ com Apple CarPlay e Android Auto sem fios. O painel de instrumentos digital tem também 10″. Sistema de som assinado pela Bose é opcional. Por smartphone é possivel controlar funções do carro a distância, inclusive como chave digital.

No mercado norte-americano a Hyundai Santa Cruz terá 2 opções de motorização. Como versão de entrada um 2.5 aspirado com injeção direta e 190cv e 24,9kgfm com câmbio automático de 8 velocidades. Como topo de linha um 2.5 turbo de 275cv e 42,9 kgfm com câmbio automático de 8 velocidades e dupla embreagem. Ambos usam tração integral e seletor de modo HTRAC.

Premier Oficial da Santa Cruz

Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.

Publicidade