Volkswagen Fusca: 30 anos (1959 – 1986 e 1993 – 1996)
O TOP 10 – Carros em produção por mais de 20 anos continua com o Fusca. O modelo começou a ser vendido no Brasil em 1950, antes mesmo da primeira fábrica da VW existir por aqui. O carro vinha desmontado da Alemanha e montado pela Brasmotor. Era o famoso modelo de vidro traseiro dividido em dois.
Já era 1953 quando o carro deixou de ser montado pela Brasmotor e a Volkswagen assumiu a montagem do carro no Brasil, com peças vindas da Alemanha. O modelo produzido já era o que tinha janela traseira única, oval.
Em 3 de janeiro de 1959, começa a produção nacional, em um galpão alugado no bairro Ipiranga em São Paulo.
Em 1965 foi o lançado o modelo com teto-solar, que ficou conhecido como “Cornowagen”. Logo o acessório foi rejeitado e muitos proprietários, incomodados com o apelido mandaram fechar o teto. Mudou também as lanternas e a luz de placa.
Em 1967, chega o motor 1300cc. O vidro traseiro aumentou, o acionamento da seta foi para a coluna de direção e chega o sistema elétrico de 12V.
1970 marca a chegada do motor 1500cc de 52cv, além de mudanças visuais na tampa do motor, tampa do porta-malas e para-choques.
O Fusca 1600-S chega em 1975 com carburação dupla e 65 cv, volante de direção esportiva de três raios, rodas aro 14 e painel com marcador de temperatura e relógio.
Em 1984 o motor 1300 deixa de ser produzido, são incorporados os freios a disco na dianteira e as icônicas lanternas modelo Fafá passam a ser padrão para todos os modelos.
Mesmo sendo o segundo carro mais vendido em 1986, a Volkswagen encerra a produção do Fusca, alegando que era um modelo muito obsoleto.
Em 1993 foi aprovada a Lei do carro popular, que previa isenções e diminuições de impostos para os carros com motor 1.0, mas o Fusca com motor de 1.6l foi incluído. A produção durou 3 anos, mas com as vendas abaixo do esperado, foi novamente encerrada em 1996. Nesse tempo foram 42000 carros produzidos e a Série Ouro foi a versão que encerrou a história desse icone da industria brasileira.
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.